4 MITOS SOBRE A ORTODONTIA QUE VOCÊ PRECISA SABER!

 

CONTENÇÃO OU APARELHO MÓVEL: QUANTO TEMPO USAR?

O aparelho móvel tem o papel de manter a beleza dos dentes, conseguida pelo tratamento, para não correr o risco de perder as posições conquistadas. Essa estrutura deveria ser mantida na pessoa pelo tempo determinado a cada caso. Após esse tempo, o paciente estará em uma fase de alta controlada durante 5 anos. Isso significa que ele deve retornar ao seu ortodontista a cada seis meses, para a monitoração da estabilidade pós-tratamento. O ciclo ortodôntico não termina quando o aparelho é retirado. Lembre-se que é importante continuar frequentando o seu especialista, mesmo após a retirada das estruturas.

O APARELHO CAUSA CÁRIE OU GENGIVITE?

Isso é um grande mito. Porém, a utilização de braquetes, bandas, fios, ligaduras e outros tipos de dispositivos, dificulta bastante a higiene bucal, o que, sem o capricho adequado, acaba resultando no acúmulo de placa bacteriana e na desmineralização do esmalte dentário. A soma desses fatores pode resultar em cárie e doença periodontal. Desta maneira, se torna vital a orientação de higiene dada ao paciente e o comparecimento às consultas periódicas.

A ESCOVA UTILIZADA DEVE SER SOMENTE ORTODÔNTICA?

Não necessariamente. Escovas dentais, mais macias, são importantes para a remoção da placa bacteriana. Há um consenso na utilização de escovas com cerdas macias, finas, flexíveis e com pontas arredondadas, que devem ser trocadas periodicamente. Associada ao uso das escovas, o paciente também deve ser orientado a utilizar a escova interdental, fio dental e enxaguantes que propiciam um melhor controle da placa bacteriana.

É PROIBIDO COMER ALIMENTOS DUROS E CROCANTES?

Não tem desculpa. Durante todo o tratamento ortodôntico o paciente deve ser orientado a não mastigar alimentos duros e crocantes para evitar danificar algum acessório aderido ao dente. É aconselhável diminuir o consumo de carboidratos, por serem alimentos cariogênicos, evitando o surgimento de lesões.

Share:
Leave comment

WhatsApp chat