ORTODONTIA EM CRIANÇAS: É IMPORTANTE PREVENIR

CRIANÇA RESPIRADORA BUCAL

Respiração Bucal ocorre quando se substitui o padrão correto de respiração nasal, por um padrão bucal ou misto (buco-nasal).

O padrão respiratório inadequado, tenta compensar com a boca, o ar insuficiente que consegue ser inspirado pelo nariz, podendo afetar progressivamente o desenvolvimento físico e cognitivo do paciente. Além de comprometer harmonia da face e arcadas dentárias.

A respiração bucal, a médio ou longo prazo, pode acarretar prejuízos, muitas vezes de difícil reabilitação. Como alterações faciais (musculares e ósseas), e alterações do tórax e posturais.

A criança que apresenta esse tipo de respiração, poderá necessitar do tratamento por uma equipe multidisciplinar, como médico, ortodontista e fonoaudiólogo, fisioterapeuta, etc.

Crianças com respiração bucal podem apresentar hiper sonolência diurna, tem sono insuficiente, dificultando o a atenção no aproveitamento escolar, irritabilidade, etc.

A síndrome da apneia do sono (SAOS) é a expressão máxima dos distúrbios respiratórios do sono.

Em crianças, a principal causa é a obstrução de vias aéreas.

As apneias levam à fragmentação do sono, devido aos micro despertares, que são consequências da redução de oxigênio circulante no sangue, ou seja, a hipóxia. Baixando o oxigênio, consequentemente há aumento de gás carbônico circulante no sangue ou seja, hipercapnia e acidose, frequentemente relacionadas à diminuição do rendimento escolar e cefaleia matutina e a muitos outros fatores.

TRATAMENTO PREVENTIVO DA CRIANÇA

O tratamento preventivo e interceptativo refere-se a um nível informativo e de mínima intervenção profissional, no qual o ortodontista deve avaliar e acompanhar a criança orientando a:

• manter um padrão de respiração nasal;

• alimentação e à higienização adequadas ao desenvolvimento da face e oclusão;

• esclarecimento da importância de manutenção dos dentes decíduos em perfeito estado para o desenvolvimento da face e oclusão;

CRIANÇA QUE RONCA TEM APNEIA?

É possível e é indicado exames diagnósticos. Amígdalas e adenoides grandes são causa comum de apneia do sono na criança.

O ronco e respiração bucal em crianças, desequilibram a função dos músculos que atuam na face em crescimento. Estes sinais de alerta, quando adequadamente tratados, podem significar o afastamento da possibilidade da apneia se manifestar no futuro.

O treinamento do ortodontista em Medicina do Sono, capacita a quem já está apto a regularizar o posicionamento dentário e crescimento dos maxilares nas crianças, a também tratar a Apneia, prevenindo para que a criança não se torne apneico, quando adulto.

 

GOSTOU DO NOSSO ARTIGO?

Clique aqui e agende hoje mesmo uma avaliação para este e demais assuntos da ortodontia.

Leave comment

WhatsApp chat