CONHEÇA A EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA

A Ortodontia é uma fascinante especialidade odontológica que hoje, contribui para que pessoas de todas as idades, recupere a autoestima, melhorando sua qualidade de vida. Nem sempre a tecnologia aplicada na ortodontia foi bela e “clean” como vemos nos dias atuais. Que tal conhecermos um pouco como a Ortodontia evoluiu no decorrer do tempo?

O primeiro aparelho ortodôntico surgiu em 1728, nas mãos do francês Pierre Fauchard. O aparelho que à época tinha formato de dentadura era feito inteiramente de metal duro e servia para expandir a arcada dentária para acomodar os dentes “encavalados”. Com o passar dos anos, foram-se aperfeiçoando e os métodos foram se suavizando.

Em 1819, cerca de 100 anos depois, foi inventado o fio metálico que prendia os dentes, marco esse, que até hoje não foi substituído. Até hoje, os avanços são feitos, aprimorando e tornando a ortodontia e seus procedimentos cada vez mais confortáveis, estéticos e menos invasivos.

 

 

COMO CHEGAMOS À ORTODONTIA MODERNA

É difícil imaginar que, em menos 3 séculos, fomos capazes de transformar um equipamento que parecia uma ferradura de cavalos em um alinhador transparente praticamente indetectável.

Fruto de muita pesquisa e investimento científico-tecnológico, o conhecimento hoje existente na ortodontia moderna melhora a qualidade de vida de milhões de pessoas, e não somente os jovens. Em pesquisa recente realizada pela Associação Americana de Ortodontistas (AAO), foi constatado que cerca de 50% dos aparelhos ortodônticos estão tratando pessoas maiores de 30 anos.

A tecnologia do alinhador transparente e indetectável foi nascida das mãos do californiano Zia Chishti, e hoje está presente na arcada dentária de pessoas de todo o mundo. É através dela que pessoas que trabalham com imagem, como é o exemplo de atores e modelos, ou mesmo indivíduos com problemas de estima, podem fazer seu tratamento de ortodontia sem nenhum ou quase nenhum impacto sensível em suas vidas.

Hoje, quando se trata de aparelhos fixos eles passam a usar itens cada vez mais modernos, como fios de níquel e titânio, fios que são ativados pelo calor, ou mesmo o aparelho ortodôntico de porcelana da cor do dente ou de safira.

O QUE ESPERAR DO FUTURO?

E as pesquisas não param… Com os avanços tecnológicos, quer sejam voltados ao mundo da saúde, ou mesmo da engenharia de materiais, podemos esperar que os aparelhos de ortodontia sejam cada vezes mais eficientes.

Outro ponto que se espera do futuro é cada vez maior acessibilidade nos tratamentos ortodônticos, ponto este que também é uma consequência da otimização das tecnologias e seus meios de produção.

Se você deseja iniciar agora o seu tratamento ortodôntico, melhorar sua qualidade de vida e investir naquele sorriso perfeito, que tal dar agora o primeiro passo?

Lembre-se que a ortodontia não é simplesmente colar os bráquetes nos dentes e amarrar os fios metálicos, mas sim, resultado de um bom diagnóstico e um detalhado plano de tratamento, que atenda às suas necessidades particulares. Converse conosco da Orthoclin e dê inicio à sua mudança de vida!

Leave comment

WhatsApp chat