APARELHO ORTODÔNTICO TRANSPARENTE: O QUE É, QUANDO USAR E PORQUE

O aparelho ortodôntico transparente, também conhecido como alinhador transparente, se apresenta como uma excelente alternativa, quando comparado aos aparelhos convencionais e tem ganho bastante entusiastas, entre as pessoas que priorizam a estética.

Se você faz parte dessa geração, ou mesmo, procura por tratamento de forma discreta e gostaria de fazer alguma correção em sua arcada dentária, fique atento a essa alternativa. Venha conhecer mais sobre os alinhadores invisíveis e porque eles podem ser uma opção inovadora, também para você.

O QUE É O APARELHO ORTODÔNTICO TRANSPARENTE?

Antes de prosseguir, precisamos diferenciar os alinhadores dos aparelhos estéticos. Como essa segunda opção é maia antiga, é normal que associemos automaticamente qualquer dessas abordagens com ela, contudo, são MUITO diferentes.

Vamos começar definindo os aparelhos estéticos, Estes são fixos e agem exatamente da mesma forma que os tradicionais aparelhos fixos metálicos. São colados aos dentes. A grande diferença aqui é que são fabricados em cerâmica, porcelana ou safira. Em cor similar aos dentes, faz com que o seu uso seja muito mais discreto que o famoso “sorriso metálico”.

Quando partimos para os alinhadores, estamos falando de algo móvel, que envolve os dentes, não colados a eles.

INDICAÇÕES DO ALINHADOR TRANSPARENTE

Agora que você já está por dentro do que é o alinhador, vamos falar um pouco sobre as suas indicações:

* Mal oclusão dentária leve;

* Mal posicionamento dentário moderado;

* Diastema, espaços entre os dentes, entre outras.

Vale salientar que os alinhadores não são indicados para casos severos ou acentuados, ou seja, eles têm indicações precisas.

AS VANTAGENS DOS ALINHADORES TRANSPARENTES

Além de serem mais discretos, como o próprio nome sugere (invisível), eles também apresentam algumas outras vantagens:

* Planejamento digital, muito mais preciso, fase por fase do tratamento.

* Conforto: por ser criado individualizado para a sua arcada dentária, não geram aquela sensação de corpos estranho em sua boca.  Também são mais confortáveis, pois não fazem as injúrias causadas pelas peças metálicas;

* Comodidade: por serem removíveis, a alimentação fica muito mais simples, sem a preocupação da retenção de resíduos, a que está sujeito o usuário do parelho fixo, quando faz uma refeição em frente à outra pessoa,

* Higiene: outra vantagem de ser removível é que permite uma higienização muito mais efetiva dos dentes.  Não há nenhum obstáculo em passar o fio dental, por exemplo. Esta dificuldade é o que desencoraja a utilização do aparelho fixo, por algumas pessoas.

* Duração de tratamento previsível.

Veja alguns detalhes, que você deve considerar, caso opte pelos alinhadores:

* Disciplina durante o tratamento, afinal, ele é removível;

* Embora precise de pouca adaptação, precisa de cuidado e disciplina,

Se o seu é um caso em que o uso do alinhador está indicado e, ao analisar, você se sentiu tentado a usá-lo, pode contar conosco da Orthoclin! Temos especialistas que poderão lhe auxiliar em todo o processo.

Quer saber se você pode usar o alinhador invisível? Marque uma consulta agora mesmo!

Leave comment

WhatsApp chat