Ortodontia em Crianças que Roncam

Criança dormindo com a boca aberta e roncando - Orthoclin

Mães, vamos imaginar que o ronco que você ouve, enquanto seu filho dorme, signifique espaço reduzido nas vias aéreas. Portanto, a boquinha sempre aberta que você vê, deva ser uma tentativa de complementar o nível de oxigênio, que o sangue leva para todos os órgãos, inclusive o cérebro, durante o sono.

 

Respiração Bucal: Alteração Forma e Função

Esta boquinha, mantida aberta, dia e noite, faz com que toda a musculatura da boca, interna, língua e externa, lábios e bochecha, funcione de maneira inadequada. Deformando os ossos maxilares e os dentes inseridos neles.

 

Mas a função muscular faz isto? Incrível, não é? Mas faz, sim!

Quanto mais tempo a obstrução respiratória durar, mais acentuada é a deformidade dos maxilares.

 

Reabilitando a Forma e da Função

Mesmo que o tratamento ortodôntico seja necessário e de atuação imediata, é imprescindível contar com o otorrinolaringologista, para a desobstrução das vias aéreas superiores. Assim, enquanto a ortodontia corrige a deformação maxilar, a otorrinolaringologia, corrige o volume das vias aéreas, normalizando a função respiratória.

 

Estabilidade

Se esta situação perdurar, estabelece-se o hábito de respirar pela boca e, com isto, toda musculatura perioral é treinada para alterar a forma dos maxilares. Parece interessante, não é? Mas, se o tratamento ortodôntico for realizado, ainda na dentição mista, será que a deformidade não volta, quando chegar a dentição permanente?

Para a estabilidade da correção ortodôntica da harmonia dos maxilares, há necessidades da adequação da função da musculatura peri oral, interna e externa. Para reabilitação de casos assim, quando as vias aéreas já foram desobstruídas, a fonoaudiologia participa na reprogramação das funções periorais. Que, por corrigidas ajudam a equilibrar, mantendo a harmonia da forma dos maxilares.

Forma e função sempre caminham juntas para o equilíbrio.

Podemos então, dizer que os aspectos abordados, nos levam a concluir que a ortodontia corrige a forma dos maxilares e o alinhamento dos dentes, favorecendo, com a expansão, muito usada nestes casos, na recuperação de suas dimensões. E, consequentemente,  na melhora da dimensão da passagem do ar, através das vias aéreas.

De todas as especialidades da odontologia, a ortodontia é a única que tem atuação efetiva no crescimento dos maxilares de uma criança que ronca. Podendo corrigir determinados aspectos, favorecendo para que ela não se transforme em um adulto com apneia.

Sendo tratamento multidisciplinar, o entendimento, a colaboração e a expertise da equipe de profissionais envolvidos, serão quesitos decisivos para o sucesso do tratamento ortodôntico.

 

Se você chegou até aqui na leitura, este assunto lhe interessa e nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos.

 

Banner contato para agendar uma consulta

 

Leave comment

WhatsApp chat