O Que é Apneia do Sono?

Imagem destaque artigo ronco e apneia - Orthoclin

Apneia significa “parada da respiração”. É o distúrbio no qual o indivíduo sofre interrupções da respiração (apneias) enquanto dorme.

As apneias são causadas por obstruções transitórias da passagem do ar, por 10 segundos ou mais. Quando a frequência for maior que 5 /hora de sono, dizemos que o indivíduo tem a doença Apneia do sono.

Estudos mostram que no Brasil, cerca de 33% dos adultos sofrem de apneia do sono, sendo que sua prevalência é maior entre os homens, obesos e maiores de 35 anos. Deste modo, sabe-se que cerca de 90% dos indivíduos que possuem apneia do sono, ainda não possuem o diagnóstico ou sequer foram alertados pelo seu médico, para a possibilidade de sofrerem desta doença.

 

O Ronco pode significar Apneia?

Todo ronco é sinal de anormalidade e precisa ser tratado, mas nem sempre está acompanhado de apneia.

 

O que provoca a apneia do sono?

  • Aumento do peso (causa mais comum nos adultos): o excesso de tecido mole na garganta, dificulta mantê-la livre ao fluxo respiratório;
  • Os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal. Isto tende a agravar-se com a idade;
  • Alterações do formato da cabeça e pescoço, proporcionalidade dos ossos da face, podem resultar em menor espaço para passagem de ar pela garganta.

Criança que ronca tem apneia?

É possível. Amígdalas e adenoides, grandes são causa comum de apneia do sono na criança.

O treinamento em Medicina do Sono, capacita ao ortodontista, que já está apto a regularizar o posicionamento dentário e crescimento dos maxilares nas crianças, a também prevenir a Apneia no adulto. Amígdalas e adenoides grandes, são causa comum de ronco e apneia do sono na criança.

O ronco e respiração bucal em crianças, desequilibram a função dos músculos que atuam na face em crescimento.

A apneia prejudica a qualidade do sono, aumentando a sonolência diurna, perda de atenção e concentração, reduzindo o aproveitamento cognitivo da criança. Repercutindo no aproveitamento escolar, o relacionamanto social, pois a falta de sono pode se manifestar com irritabilidade.

Na reabilitação da criança que ronca , no mínimo atuariam o otorrinolaringologista, o ortodontista e a fonoaudióloga. Estes sinais de alerta, quando adequada e precocememente tratados, podem significar o afastamento da possibilidade da apneia se manifestar na vida adulta.

 

Quais as consequências da apneia do sono?

Cada vez que ocorre uma apneia, ocorre também diminuição da oxigenação sanguínea. A fim de evitar a morte por asfixia, o organismo envia um “sinal” ao cérebro, causando despertar inconsciente, por tempo suficiente para conseguir desobstruir a garganta. Ou seja, ocorre um micro despertar, que o indivíduo não percebe e nem lembra no dia seguinte.

Esse fenômeno pode repetir-se por muitas vezes em cada noite de sono, nos casos mais graves. Após cada micro despertar, ocorre também uma descarga aguda de hormônios do estresse, como adrenalina e outros que, aliada a queda da oxigenação sanguínea. Isso pode desencadear arritmias cardíacas, infarto do miocárdio, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais (AVC), diabetes, obesidade, entre outras.

Devido ao grande número de micro despertares, causados pelas apneias repetidas, o sono torna-se fragmentado, ocorrendo diminuição do sono profundo e do sono REM. O sono profundo é fundamental para a recuperação do corpo, enquanto a fase REM (Rapid Eye Movement – fase onde ocorrem os sonhos) é importante para a consolidação do aprendizado e da memória. Assim, a apeia do sono é uma das causas mais comuns de fadiga, sonolência diurna, dificuldades de aprendizado e memória, etc.

 

Quais os sintomas da Apneia do Sono? Quando suspeitar desse distúrbio?

O indivíduo com apneia do sono raramente percebe que tem dificuldade de respirar durante o sono e, por esse motivo, a doença geralmente passa despercebida, debilitando o organismo, ao longo dos anos.

Em muitos casos, a suspeita da doença ocorre por outras pessoas observarem os episódios de apneia ou devido aos seguintes sintomas:

  • Ronco alto e interrompido;
  • Sono agitado;
  • Engasgos noturnos;
  • Sonolênica excessiva;
  • Despertares frequentes;
  • Levantar-se para urinar;
  • Pesadelos;
  • Sono não reparador;
  • Fadiga crônica;
  • Dor de cabeça pela manhã;
  • Irritabilidade;
  • Apatia, depressão;
  • Dificuldade de concentração;
  • Perda de memória;
  • Impotência sexual.

 

Como diagnosticar?

O diagnóstico da apneia do sono é feito através de questionamento e um exame chamado Polissonografia, que é realizado em laboratório de sono. São monitoradas a passagem do ar pelo nariz/boca, oxigenação sanguínea, frequência cardíaca, atividades musculares, posição do corpo na cama, etc. Nada é invasivo ou dolorido.

 

Quais os tratamentos para a apneia do sono?

O tratamento depende da causa e da gravidade da doença, definido pelos resultados dos exames diagnósticos. O ronco sem apneia, bem como a apneia do sono leve, pode ter melhora significativa com medidas simples como: dormir de lado, perder peso, evitar uso de álcool ou tranquilizantes, etc.

 

CPAP – O tratamento nos casos mais graves, pode incluir cirurgias ou consistir no uso do aparelho chamado CPAP ( Continuous Positive Airway Pressure). O CPAP é um pequeno compressor de ar, muito silencioso, que se conecta a uma máscara ajustada ao nariz do paciente. Esse aparelho previne a obstrução da garganta durante o sono e restabelece o sono normal ao indivíduo. As indicações, contra-indicações e boa adaptação deste tratamento ao paciente, tem melhores resultados quando realizado com acompanhamento de equipe de saúde especializada em distúrbios do sono.

 

Aparelho Odontológico tratando Ronco e Apneia

A.I.O.. – O aparelho intra oral, na apneia leve ou moderada, vem proporcionando maior adesão ao tratamento do Ronco e apneia. Por ser intra-oral, reúne conforto e praticidade. O A.I.O. somente é usado, em casos mais graves, quando há extrema necessidade e total impossibilidade de adesão do paciente ao tratamento com o CPAP ou em caso de substituição, por período curto, como durante manutenção do CPAP.

 

Caso você tenha mais alguma dúvida, clique aqui ou no banner abaixo, que teremos prazer em lhe atender.

 

Banner contato para agendar uma consulta

 

Tags:
Share:
Leave comment

WhatsApp chat