O tratamento ortodôntico para crianças é cada vez mais procurado. Isso é um contraste com a realidade de alguns anos atrás, quando essa situação não era valorizada pelos pais e, até mesmo por alguns dentistas, ocasionando diversas consequências na vida adulta.
Quanto a essa problemática, diversos avanços foram feitos para que a saúde fosse prevenida. A começar pelo fato de que hoje, é possível, inclusive, usar aparelho e fazer um tratamento ortodôntico, quando a dentição ainda é a de leite.
Mas por que isso é feito? Bem, para descobrir a resposta para essas e outras perguntas, continue lendo esse texto!
POR QUE O TRATAMENTO ORTODÔNTICO NA INFÂNCIA?
Criança tem dente de leite! Eles vão cair. Não é melhor esperar os dentes permanente??
É importante intervir na infância, adequando a forma dos maxilares e adequando a função, para que, o desenvolvimento dos ossos receba o estímulo correto e venha a ocorrer harmoniosamente, evitando problemas muito mais complexos, quando não tratados precocemente.
Mordida cruzada, chupar dedo, maxilares curtos ou muito compridos, preservação dos espaços necessários para os dentes permanentes ou mesmo corrigir a função, como a língua atua na fala ou durante a deglutição.
Diversas podem ser as indicações do tratamento ortodôntico. Por isso a importância do acompanhamento com o especialista correto, afinal, a saúde bucal vai além da prevenção da cárie, certo?
QUAL A IDADE CERTA PARA COMEÇAR O TRATAMENTO ORTODÔNTICO?
Essa pergunta é muito comum e tinha-se como resposta padrão, pelo menos na mente de grande parte das pessoas, “assim que ocorrer a troca dos dentes de leite, pelos permanentes”. Hoje, já está comprovado que aguardar, pode transformar muitos problemas de simples e rápida correção, em difíceis e onerosas correções para o futuro.
Na verdade, tudo vai depender do caso clínico de cada criança. Mais uma vez a importância do acompanhamento por um especialista, ainda na infância, quando já é possível perceber quaisquer desvios na arcada dentária e corrigir os mesmos.
A RELAÇÃO DO APARELHO COM A CRIANÇA
E o aparelho não necessita ser algo traumático. Hoje, os novos modelos são cada vez mais eficientes, diminuindo o tempo de tratamento e aumentando o intervalo entre as consultas.
Já que estamos falando em trauma, muitas crianças sofrem bullying nas escolas pela aparência ou pelo sorriso que, com o tratamento adequado, deixariam de discriminá-la.
A novidade é que, mesmo crianças, também podem usar os aparelhos ortodônticos estéticos, aqueles que são mais discretos, por terem cores similares aos dentes.
Outro ponto é: qual é a criança que não gosta de ter o sorriso colorido? Claro, não vamos generalizar, mas esse certamente pode ser um ponto positivo, associando algo que não é necessariamente agradável com uma atividade positiva.
Vale ressaltar que existem diversas abordagens para o tratamento infantil que não o tradicional aparelho dentário, sendo assim, converse com o seu ortodontista sobre todas as possibilidades e qual o melhor caminho para a correção do tratamento do seu filho.
É justamente para oferecer esse suporte que nós, da Orthoclin, em São José dos Campos, contamos com especialistas nos quais você pode confiar sua expectativa de resultado do tratamento ortodôntico! Marque uma consulta!