4 Sinais de Que Você Precisa de um Tratamento Ortodôntico

Mulher com os dentes desalinhados sorrindo - Orthoclin

São muitos os sinais e a gente escolheu apenas 4, para conversar com você, sobre a necessidade de tratamento ortodôntico.

 

Dentes desalinhados

Além de prejudicarem a estética, que já é razão suficiente, para buscar ajuda, eles podem dificultar a higiene, favorecendo a gengivite, o mau hálito e até mesmo o aparecimento de cáries.

Todos nós gostaríamos que nossos dentes nos ‘acompanhassem” enquanto vivêssemos, afinal, se queremos ficar longe das doenças e dos remédios, sempre vamos precisar nos alimentar e mastigar bem. Gastar na quitanda e no supermercado é melhor do que na farmácia! A gente cresce ouvindo que, em condições normais, o nosso organismo pode produzir o que precisamos pra nossa saúde, desde que nos alimentemos bem. A boa e eficiente mastigação, certamente que pode evitar muitos remédios.

 

Dores de cabeça

Muitas vezes chegam como queixas, ao médico otorrinolaringologista, que, depois de examinar e não encontrar nada que justifique os sintomas, faz a indicação ao ortodontista. O equilíbrio entre as arcadas, pode garantir uma boa mastigação e digestão mas o desequilíbrio pode acarretar dores, identificadas nas imediações da articulação da mandíbula com o crânio, um ossinho que fica bem na frente da orelha e a gente sente o movimento quando abre e fecha a boa.

 

As dimensões entre os ossos maxilares

Deve ser harmônica entre si, isto é, a mandíbula não deve estar muito à frente nem atrás da maxila e o inverso é verdadeiro. Quando esta desproporção ocorre no sentido transversal, temos instalada a mordida cruzada

 

Perda de dentes permanentes

O ideal é que conservemos nossos dentes naturais durante toda vida mas, algumas vezes, isto não ocorre. Se há demora para repor o dente perdido, podemos ter um caso como este exemplo abaixo. O dente superior, que perdeu o antagonista, isto é o dente que mastigava com ele, tende a descer e desnivelar a arcada. Já o dente adjacente, não tendo o contato com o que foi extraído, se inclina, em direção ao espaço criado e, os dentes que estiverem atrás dele também.

Neste caso, a ortodontia deve reposicionar, levando o dente superior, de volta para o osso e o inferior, também terá que ter sua inclinação corrigida. Assim, haverá espaço para uma reabilitação adequada e estável, garantindo o equilíbrio da mastigação, digestão, enfim sua qualidade de vida e saúde

 

Share:
Leave comment

WhatsApp chat