Apneia do Sono, o que é e quais são as consequências?

Imagine que alguém lhe acordasse 15 vezes, a cada 1 hora de sono, todas as noites!

Não se trata de uma pessoa chatinha, que não lhe deixa dormir, mas de uma doença séria, que causa interrupções respiratórias periódicas, impedindo a entrada de oxigênio, em todo o seu corpo, durante o sono e, naturalmente, também diminui a oxigenação para o cérebro.

Voltando ao exemplo de acordar 15 vezes durante cada hora de sono, “ 15 “ significa, o índice de apneia, na avaliação de seu sono, realizada por um exame para diagnóstico de apneia, chamado polissonografia.

Bem, como a apneia é caracterizada pela interrupção da respiração, cada episódio corresponde a um “despertar”, para a atividade cerebral, ainda que a pessoa não se dê conta de que despertou. Isto pode explicar mal humor, cansaço e a dor de cabeça ao acordar.

O sono da pessoa com apneia, mesmo que ela desconheça que tenha a doença, certamente é acompanhado de ronco e não é suficientemente reparador. Durante este sono de baixa qualidade, não foram produzidas as várias substâncias de que nosso organismo necessita para manter nossa vida saudável. Um exemplo de sono insuficiente, fácil de constatar é a falta de estabilizadores do humor, dando como consequência, a irritabilidade ou o mau humor.

O que é apneia do sono? - Orthoclin

Quem está mais propenso a ter apneia?

Homens, obesos e idosos e, por último, mulheres após a menopausa.

Mas a apneia não é doença de adulto?

O que podemos fazer para prevenir a apneia?

Criança tem apneia também. A respiração nasal é um dos fatores que influencia o equilíbrio do crescimento dos maxilares da criança, tanto para deformá-los como para harmonizá-los. Quando há obstrução nasal ou condições alérgicas, o que se estabelece é a respiração pela boca, que pode estar agravada pelo hábito de chupar dedo ou chupeta, deformando os maxilares e consequentemente os dentes que ainda estejam por vir.

Nestas condições, a ortodontia auxilia com o diagnóstico ortodôntico na infância pois, com o tratamento da função respiratória, procede-se na reabilitação da estrutura óssea deformada, prevenindo condições propícias para que se estabeleça a apneia no adulto.

Caso este texto tenha deixado alguma dúvida, podemos ajudá-lo a entender melhor este assunto. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

Share:
Leave comment

WhatsApp chat