Dicas para evitar a gengivite durante o tratamento ortodôntico

Uma escovação deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! Mas, quando se trata de tratamento ortodôntico, o capricho nos aconselha a levar muito mais tempo, qualquer que seja o tipo de aparelho!  

Sabe por quê? Sendo o aparelho fixo ou móvel, ele é apenas uma ferramenta para que se atinja os objetivos propostos. Estes objetivos sempre incluem movimentação de dentes e isto ocorre muito melhor, e de forma otimizada, em condições de saúde de gengivas e dentes.  

E aí, o que está ao seu alcance para ajudar a atingir seus objetivos, em menor tempo, preservando dentes e gengiva?

Não importa se o tratamento é realizado com o aparelho mais convencional ou com a mais moderna e sofisticada tecnologia, como os alinhadores transparentes. Para o sucesso do tratamento ortodôntico, que é realizado com a movimentação dos dentes, sempre através dos tecidos de suporte, como ossos e gengivas, não pode haver inflamação!  

A placa bacteriana, resultado da má higiene oral, causa inflamação. Começa com a gengivite, depois, por proximidade, vai descalcificando e manchando o esmalte, até formar as terríveis cáries. 🤦‍♀️🤦‍♂️ 

E ninguém quer isto, não é? Na verdade, o que se quer é passar por um tratamento ortodôntico, otimizado em tempo e resultado, sem que jamais ocorram sinais de inflamação ou manchas no esmalte dos dentes, que ficam pra sempre. 

A cada refeição, escove os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, sem esquecer de higienizar por dentro dos dentes anteriores e posteriores. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:  

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. 
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, a dos inferiores. 
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação de ambas as arcadas. 
  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas. 
  • Não se esqueça também do uso do fio dental.

Toda movimentação ortodôntica ocorre melhor e mais rápido na ausência de inflamação ou de infecção. Quando é identificado algum problema, seja clinicamente ou radiografia, que possa comprometer ou atrasar o resultado pretendido, a resolução do problema tem prioridade. Isto pode ser antes mesmo do início do tratamento ortodôntico. 

Lembramos que o seu comprometimento é determinante para o sucesso do resultado final, que você tanto sonha alcançar. Então, se o seu objetivo é o tratamento ortodôntico, valorizando a beleza de seus dentes e o seu sorriso, saiba que a Orthoclin pode ajudar na realização deste sonho e, se houver mais alguma dúvida, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco. Clique aqui.

Share:
Leave comment

WhatsApp chat