Qual a melhor época para se iniciar o tratamento ortodôntico nas crianças?

Ortodontia infantil faz tratamento aproveitando oportunidades que o tratamento em adultos não oferece, isto é, durante o crescimento.  

Não existe uma idade ideal!

Seja no dente de leite ou no início da dentição permanente, tudo o que precisamos é que a criança interaja, e que tenhamos tempo para ganhar a sua confiança, tão logo identifiquemos necessidade de intervir.

Se o exame apontar que não há necessidade de intervenção imediata, este primeiro contato tem a finalidade de orientar e facilitar, caso haja necessidade, futuros contatos.

O tratamento ortodôntico em crianças ainda com dentes de leite ou início de dentição permanente é, muitas vezes, um tratamento com valor estratégico, considerando-se que há crescimento ativo nesta fase.

Desta forma, diagnóstico de situações que podem levar a deformação dos maxilares, causando desarmonias e assimetrias faciais, favorecem a correção, simplificando ou evitando tratamentos caros e prolongados no futuro.

Os dentes estão se desenvolvendo dentro dos maxilares e os exames da documentação ortodôntica mostram as dificuldades pelas quais os dentes, ainda inclusos, estão passando.

Mães, podem se tranquilizar, pois com os avanços das pesquisas e tecnologia, tratamentos mais naturais possíveis, para obter melhores resultados, são preferidos.  Os aparelhos dentários para crianças aproveitam o potencial de crescimento.

Em razão das raízes ainda estarem em formação, os dentes podem ser conduzidos à posição adequada, desde que, com o estímulo ortodôntico ou ortopédico, tenhamos conseguido espaço para que o movimento aconteça de forma natural.

Mães têm um sexto sentido diferenciado, portanto, se você notar algumas situações, como os exemplos abaixo, procure um ortodontista para definir a melhor estratégia de tratamento e a época mais adequada de iniciá-la. 

  • Se você nota que os dentes superiores escondem os inferiores. 
  • Os dentes da frente não se encontram.
  • Perdeu dentes de leite e o permanente está demorando a ocupar o lugar. 
  • Dentes nascem desalinhados ou pelo céu da boca. 
  • O maxilar inferior está muito para frente ou muito para trás. 

 Estes são alguns sinais que podem servir de alerta para solicitar uma avaliação com o ortodontista!

Se tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para esclarecer, entrando em contato conosco. Estamos à sua disposição!

Share:
Leave comment

WhatsApp chat