Orthoclin https://orthoclin.com Ortodontia Tue, 22 Sep 2020 12:21:40 +0000 en-US hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.5.1 https://orthoclin.com/wp-content/uploads/2019/07/cropped-orthoclin-01-32x32.png Orthoclin https://orthoclin.com 32 32 Entenda a Importância do Tratamento Ortodôntico https://orthoclin.com/2020/09/22/entenda-a-importancia-do-tratamento-ortodontico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=entenda-a-importancia-do-tratamento-ortodontico https://orthoclin.com/2020/09/22/entenda-a-importancia-do-tratamento-ortodontico/#respond Tue, 22 Sep 2020 12:21:40 +0000 https://orthoclin.com/?p=34192 Normalmente, o que motiva uma pessoa a fazer um tratamento ortodôntico é a vontade de ficar com os dentes alinhados e o sorriso perfeito. Mas nem sempre essa é a única razão, pela qual o tratamento deve ser feito! Além da estética, a normalização da função é a mais importante questão de estabilidade, quando se

The post Entenda a Importância do Tratamento Ortodôntico appeared first on Orthoclin.

]]>
Normalmente, o que motiva uma pessoa a fazer um tratamento ortodôntico é a vontade de ficar com os dentes alinhados e o sorriso perfeito. Mas nem sempre essa é a única razão, pela qual o tratamento deve ser feito!

Além da estética, a normalização da função é a mais importante questão de estabilidade, quando se realiza o tratamento. Não adianta ficar com os dentes ajustados e bonitos, se eles não cumprirem bem suas funções, certo?

Afinal, a digestão começa na boca e a eficiência da mastigação, de ambos os lados, vai fazer a diferença.

 

Em Quais Casos o Tratamento Ortodôntico é Indicado?

Existem diferentes situações em que o aparelho ortodôntico pode ser recomendado pelo dentista ou pelo médico. Correção de desalinhamento dentário, falta ou sobra de espaço, mordida em que os dentes superiores cobrem os inferiores, dentes que não se tocam na frente, cruzada anterior e posterior, tracionamento de dentes inclusos, presença de menos ou de mais dentes na arcada. Estes são alguns fatores que justificam a indicação.

Além disso, hábitos de sucção de dedo, chupeta e lábios, também podem levar a necessidade de tratamento ortodôntico, por isso é importante evitar ou corrigir estes hábitos!

Alguns casos podem ser indicados pelos otorrinolaringologista, quando pesquisam a queixa de dor no ouvido, sem que encontrem razão para tal. A origem pode estar na articulação dentária, causando sobrecarga na articulação entre os maxilares, a famosa ATM. Cuja dor é refletida, necessitando de diagnóstico por exclusão.

São raros os casos em que o ortodontista é procurado, apenas pela estética comprometida e que ele não encontre fatores funcionais que também justifiquem a correção ortodôntica. Mas, de uma maneira geral, a busca pelo tratamento é pelo comprometimento do aspecto estético do sorriso.

 

Disfunções Temporomandibulares

Entre as funções, que vão além da estética, um dos motivos para se usar aparelho ortodôntico, é o equilíbrio da articulação dentária, no tratamento da disfunção temporomandibular. Esse é um problema multifatorial que envolve a musculatura mastigatória, as articulações temporomandibulares, estruturas adjacentes e outros fatores. Tudo isto pode estar acompanhado de dores de cabeças, dores nas ATMs, na região do ouvido e pescoço. Além de fadiga muscular, zumbidos, estalos, etc.

Todas estas estruturas ficam na interface de atuação do ortodontista e do otorrinolaringologista.

Como esse problema é multifatorial, o tratamento ortodôntico deve ser considerado, quando o paciente apresenta má oclusão associada aos sintomas da DTM. Na medida que se corrige a má oclusão, ocorre uma melhor distribuição de forças e melhor articulação dos dentes. Com isso, são gerados o equilíbrio e a melhora da função dos dentes com as outras estruturas.

Bem, o diagnóstico correto é o começo da cura e da satisfação do bom resultado. Em saúde, é aí que está o valor do profissional e o segredo do sucesso! Um diagnóstico bem feito economiza muitas etapas, tempo e dinheiro.

Agora, se você identificou alguns destes fatores e precisa de ajuda, entre em contato conosco no link abaixo.

 

Banner contato Orthoclin

The post Entenda a Importância do Tratamento Ortodôntico appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/09/22/entenda-a-importancia-do-tratamento-ortodontico/feed/ 0
Como Reforçar a Higiene Oral Durante o Tratamento Ortodôntico https://orthoclin.com/2020/09/15/como-reforcar-a-higiene-oral-durante-o-tratamento-ortodontico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-reforcar-a-higiene-oral-durante-o-tratamento-ortodontico https://orthoclin.com/2020/09/15/como-reforcar-a-higiene-oral-durante-o-tratamento-ortodontico/#respond Tue, 15 Sep 2020 11:58:01 +0000 https://orthoclin.com/?p=34185 Você está em tratamento ortodôntico, conquistando o sorriso dos seus sonhos. Já percebeu que o objetivo é o sucesso do tratamento e que o mesmo é cheio de detalhes, que envolvem seu engajamento completo, no resultado! Neste sucesso você participa mesmo! Então vamos lá, mãos à obra! Precisamos fazer o melhor a cada dia! Agora

The post Como Reforçar a Higiene Oral Durante o Tratamento Ortodôntico appeared first on Orthoclin.

]]>
Você está em tratamento ortodôntico, conquistando o sorriso dos seus sonhos. Já percebeu que o objetivo é o sucesso do tratamento e que o mesmo é cheio de detalhes, que envolvem seu engajamento completo, no resultado! Neste sucesso você participa mesmo!

Então vamos lá, mãos à obra! Precisamos fazer o melhor a cada dia!

Agora falemos de higiene oral porque, convenhamos, vai ser muita frustação permitir que, durante o tratamento se formem cáries ou que o esmalte de seus dentes, seja manchado pelo acúmulo de placa bacteriana.

É importante lembrar que, para atingir os resultados desejados, com o tratamento, ortodôntico, quer seja ele, fixo ou móvel, é essencial cuidar bem da higiene bucal.

Acessórios

A escova ultra macia deve ser usada para massagear as gengivas, durante a escovação. Realizando a massagem e a remoção de resíduos, simultaneamente.

Além dela, a escova interdental é útil para a remoção de resíduos entre os dentes e ao redor dos braquetes, por baixo do arco ortodôntico.

Para completar, não se esqueça de usar o fio dental e saiba que existem modelos próprios. Para facilitar a higiene oral de quem usa aparelho.

Outro acessório que facilita muito a tarefa da higienização oral, durante um tratamento ortodôntico, é o uso dos jatos d’água, como o Water pik ou o Dental jet. Que removem os resíduos alimentares, massageando com água, de intensidade controlável, os dentes e gengivas.

E, como não podíamos deixar de lembrar, os antissépticos ou enxaguantes bucais, completam a higiene, com a ação física do líquido entre os dentes.

Viu, não é tão difícil a higienização. O capricho extra vai ser recompensado ao final do tratamento, vai ter valido ainda mais a pena, se você levar a mudança de hábitos de higiene oral para a vida toda. Preservando o resultado que ajudou a conseguir.

Qualquer orientação que pudermos dar, visando a higiene e preservação do resultado de seu tratamento ortodôntico. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco no link abaixo.

 

Banner contato Orthoclin

The post Como Reforçar a Higiene Oral Durante o Tratamento Ortodôntico appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/09/15/como-reforcar-a-higiene-oral-durante-o-tratamento-ortodontico/feed/ 0
4 Motivos Para Você Utilizar Um Aparelho Ortodôntico https://orthoclin.com/2020/09/08/4-motivos-para-voce-utilizar-um-aparelho-ortodontico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=4-motivos-para-voce-utilizar-um-aparelho-ortodontico https://orthoclin.com/2020/09/08/4-motivos-para-voce-utilizar-um-aparelho-ortodontico/#respond Tue, 08 Sep 2020 17:35:54 +0000 https://orthoclin.com/?p=34174 1- O TRATAMENTO É TEMPORÁRIO    Se para você o tratamento ortodôntico é um sacrifício, lembre-se de que ele não é para sempre. Porém, os dentes mal posicionados só tendem a piorar, com o tempo.   Apesar do tempo de duração do tratamento não ser igual em todos os casos, uma coisa é certa: o aparelho só

The post 4 Motivos Para Você Utilizar Um Aparelho Ortodôntico appeared first on Orthoclin.

]]>
1- O TRATAMENTO É TEMPORÁRIO   

Se para você o tratamento ortodôntico é um sacrifício, lembre-se de que ele não é para sempre. Porém, os dentes mal posicionados só tendem a piorar, com o tempo.  

Apesar do tempo de duração do tratamento não ser igual em todos os casos, uma coisa é certa: o aparelho só fará parte da sua rotina por um tempo e, depois disso, o sorriso estará muito mais bonito do que antes. Se você não fizer nada para mudar, vai ficar assim pra sempre, isto é, todas as suas fotos vão mostrar alguma coisa errada em seu sorriso. Alguma coisa, de que você não gosta, vai estar ali, sempre lhe lembrando e, dependendo da posição, até salientando o problema. Vale a pena a espera! 

 

2- EXISTEM TIPOS DE APARELHO QUE ESCONDEM OS FERRINHOS 

Não dá para negar que, durante o processo, a mudança no sorriso pode incomodar esteticamente, né? A boa notícia é que, graças aos avanços da tecnologia, é possível amenizar esse efeito metálico, com outros tipos de tratamento, como o aparelho de porcelana, ou o alinhador transparente, por exemplo. Eles são boas alternativas para quem prefere mais discrição durante o tratamento. 

 

3– A HIGIENE BUCAL NÃO É TÃO DIFÍCIL QUANTO PARECE 

Tem a sensação de que o ritual de limpeza da sua boca será mais complicado por causa do aparelho? Saiba que as peças corretas podem ajudar e muito, nessa tarefa. É claro que alguns cuidados extras vão precisar ser tomados, para garantir uma boca limpa e os dentes íntegros ao final do tratamento, mas nada que alguns itens não possam facilitar. 

 

4- DEIXA SEUS DENTES ALINHADOS

É sempre bom lembrar que toda dedicação terá recompensa. Sempre que pensar em desistir, lembre-se que, no final, tudo terá ainda mais valor quando o sorriso estiver do jeitinho que você sonhava. Dentes alinhados, além de esteticamente bonitos, ajudam a manter a saúde bucal sempre em dia. São dois benefícios no mesmo pacote. E aí, que tal dar uma chance? 

 

E então, você agora vai pensar no assunto com carinho ou ainda tem dúvidas?

Em qualquer das situações, sinta-se à vontade para nos contatar. Gostaríamos de ajudar na tomada de decisão. 

 

Banner contato Orthoclin

The post 4 Motivos Para Você Utilizar Um Aparelho Ortodôntico appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/09/08/4-motivos-para-voce-utilizar-um-aparelho-ortodontico/feed/ 0
Atenção Para Estes Problemas Ortodônticos nas Crianças https://orthoclin.com/2020/09/01/atencao-para-estes-problemas-ortodonticos-nas-criancas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=atencao-para-estes-problemas-ortodonticos-nas-criancas https://orthoclin.com/2020/09/01/atencao-para-estes-problemas-ortodonticos-nas-criancas/#respond Tue, 01 Sep 2020 13:55:22 +0000 https://orthoclin.com/?p=34162 Quando existe o hábito de chupar dedo ou chupeta, dependendo da duração, frequência e intensidade com que é praticado, uma coisa é certa, vai haver repercussão na dimensão óssea dos maxilares. Alterando seu desenvolvimento normal, causando a deformidade abaixo, chamada de Mordida Aberta. A criança com mordida aberta não consegue o corte dos alimentos com

The post Atenção Para Estes Problemas Ortodônticos nas Crianças appeared first on Orthoclin.

]]>
Quando existe o hábito de chupar dedo ou chupeta, dependendo da duração, frequência e intensidade com que é praticado, uma coisa é certa, vai haver repercussão na dimensão óssea dos maxilares. Alterando seu desenvolvimento normal, causando a deformidade abaixo, chamada de Mordida Aberta.

A criança com mordida aberta não consegue o corte dos alimentos com os dentes anteriores. A mordida aberta impede o contato, alterando a função dos dentes e o estímulo normal.

Se estes hábitos de sucção ainda estiverem acompanhados por dificuldades respiratórias, como rinites, adenoide e amidalas hipertrofiadas, teremos mais agravantes, predispondo ao hábito de respirar pela boca, quer esteja a criança dormindo ou acordada. Isto acrescenta um padrão de relaxamento, à função da musculatura peri-oral e à língua, com consequente atuação sobre o formato das arcadas. 

 

O que é a Mordida Cruzada Posterior? 

 

Mordida cruzada posterior de uma criança

 

A articulação dentária deve favorecer a função equilibrada, para o correto estímulo de crescimento dos maxilares. A exemplo de uma caixa de sapatos, todos os dentes superiores, articulam por fora dos seus antagonistas, os inferiores. A mordida cruzada inverte esta relação, predispondo a atrofia do maxilar. Ela pode se apresentar de forma uni ou bilateral, mas também pode ser anterior, comprometendo os dentes anteriores.  

Com a mordida cruzada, os dentes sucessores permanentes não encontram espaço suficiente para o bom alinhamento na arcada. Um lado tem mais eficiência mastigatória do que o outro, condicionando à mastigação viciosa unilateral, alterando todo padrão muscular peri-oral e com consequente desvio da mandíbula. Isto resulta em futura assimetria facial. 

 

E a Mordida Cruzada anterior?

 

Mordida cruzada anterior de uma criança

 

Neste caso, os dentes superiores anteriores ficam por dentro dos inferiores. Desta forma o maxilar, têm seu crescimento restrito, as vezes durante anos. Quanto mais tempo mantiver esta posição, mais vai alterar a função, deformado o crescimento ósseo. 

A fala, o posicionamento da língua e o perfil facial serão, da mesma forma, prejudicados. Acentua-se na face, o queixo, perdendo a harmonia entre os maxilares superiores e inferiores. Quando não tratados adequadamente na infância,  são situações que podem se transformar em questões só resolvidas cirurgicamente, na vida adulta. 

O sucesso no tratamento ortodôntico infantil, por apresentar alterações multifatoriais relacionadas entre si, depende da atuação conjunta, além do ortodontista, da otorrinolaringologia, alergista e fonoaudiologia. 

Inúmeros efeitos morfológicos secundários repercutem nas arcadas dentárias, em função de alteração no processo respiratório. Portanto, é fundamental o restabelecimento da desobstrução precoce, nas vias aéreas superiores, eliminando a obstrução respiratória e, consequentemente, permitindo que haja a reabilitação da forma e da função, mantendo a estabilidade da harmonia entre dentes e maxilares, conseguida pelo diagnóstico e tratamento ortodôntico/ortopédico, bem conduzido. 

 

Parece complexo, não é? Se você concorda e gostaria de mais explicações, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco, no link abaixo.

 

Banner contato Orthoclin

The post Atenção Para Estes Problemas Ortodônticos nas Crianças appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/09/01/atencao-para-estes-problemas-ortodonticos-nas-criancas/feed/ 0
O Valor do Tratamento Ortodôntico Com Alinhadores Transparentes https://orthoclin.com/2020/08/25/o-valor-do-tratamento-ortodontico-com-alinhadores-transparentes/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-valor-do-tratamento-ortodontico-com-alinhadores-transparentes https://orthoclin.com/2020/08/25/o-valor-do-tratamento-ortodontico-com-alinhadores-transparentes/#respond Tue, 25 Aug 2020 12:16:05 +0000 https://orthoclin.com/?p=34158 Nossa preocupação, quando vemos alguma coisa que nos interessa adquirir, é saber se “cabe” no nosso orçamento. Quanto custa? Qual é a forma de pagamento? Afinal, nós já temos parte do nosso orçamento investido em compromissos anteriormente assumidos. Em nossa rotina diária, muitas são as pessoas que querem saber, por telefone ou WhatsApp, qual o

The post O Valor do Tratamento Ortodôntico Com Alinhadores Transparentes appeared first on Orthoclin.

]]>
Nossa preocupação, quando vemos alguma coisa que nos interessa adquirir, é saber se “cabe” no nosso orçamento. Quanto custa? Qual é a forma de pagamento? Afinal, nós já temos parte do nosso orçamento investido em compromissos anteriormente assumidos.

Em nossa rotina diária, muitas são as pessoas que querem saber, por telefone ou WhatsApp, qual o valor do tratamento com alinhadores transparentes.

Veja bem, sem comparecer ao consultório, querem saber quanto terão que investir para ter os dentes movimentados, através dos seus maxilares… A curiosidade não é o valor da consulta inicial, quando faremos o exame e a solicitação da documentação a ser analisada e, a partir daí, definir o tratamento. É o valor do aparelho, isto é, do tratamento em si, sem que o ortodontista, sequer conheça o cliente ou tenha acesso a nenhum exame, como por exemplo, uma radiografia!

 

O Valor é Variável

Mas não existe uma tabela ou um aparelho, com um preço fixo, para ser usado em todas as pessoas, indistintamente.

Cada pessoa é única e, como tal, seus ossos e a posição que os dentes ocupam neles. Os problemas dentários e as placas dos alinhadores transparentes, que farão a correção, a cada fase, são individualizados para cada tratamento. Cada fase traz sinais do tipo de movimento, que o dente precisa percorrer, até chegar na posição esperada.

Com o estudo adequado, saberemos quantas placas e por quanto tempo vc vai usar. Finalmente, o valor do seu investimento neste tratamento. Esta é a maneira para lhe apresentar o orçamento. Isto é, depois de conhecer e analisar o caso, de conhecer o problema, apresentar a solução, específica para sua boca.

É diferente da aquisição de um produto que tenha tabela, como uma televisão, um eletrodoméstico, que são bens de consumo, portanto industrializados, isto é, aquele modelo foi feito igual para todos.

A boca é utilizada mundialmente para identificação, tal é o grau de particularidade que apresenta. Se você é único, suas arcadas dentárias também são. Não existem 2 arcadas iguais.

A ortodontia é um tratamento, ou seja, a prestação de um serviço especializado. E, como tal, deve ser planejado criteriosamente e individualizada, analisando alguns dos nos seguintes aspectos:

  1. Suas expectativas podem ser realizadas com esta forma de tratamento?
  2. Sua estrutura óssea comporta a movimentação a ser realizada?
  3. Esta forma de tratamento contempla a melhor relação custo benefício para o seu caso?

Como não vendemos produtos, não há como ter uma tabela ou responder pelo telefone, o valor de um orçamento.

 

A Consulta Com Um Profissional é Essencial

Para tal, é necessário inicialmente uma consulta, quando você conhece o profissional, explica suas expectativas e ele avalia o seu caso clinicamente, responde às perguntas iniciais.

Após esta primeira consulta, ele explica que, depois de receber e analisar toda sua documentação ortodôntica, vai se reunir com você, novamente. E aí, baseado em sua documentação, vai lhe apresentar o planejamento do tratamento.

Neste caso, o profissional utiliza seus conhecimentos especializados, para interpretar e relacionar todos os resultados. Que vão definir diagnóstico e plano de tratamento. E, baseado nisto, explicar a você, suas possibilidades, valores e forma de pagamento.

Lembramos que, por mais sofisticado que seja um aparelho ortodôntico, ele é apenas uma “ferramenta” a ser utilizada pelo especialista. Ou seja, um profissional que, escolheu uma profissão e, entre todas as especialidades, escolheu ortodontia e se preparou anos e anos, para dominar aquele tipo de tratamento. Ou melhor dizendo, um meio, para que se atinja um fim que, sem sombra de dúvida, é a sua satisfação, atendendo ou melhor dizendo superando suas expectativas.

Para maiores e mais detalhadas informações, precisamos conhecer o seu caso. Depois disto, temos como orientá-lo em suas dúvidas.

Mas para as dúvidas preliminares, entre em contato conosco, clicando no link abaixo.

 

Banner contato Orthoclin

The post O Valor do Tratamento Ortodôntico Com Alinhadores Transparentes appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/08/25/o-valor-do-tratamento-ortodontico-com-alinhadores-transparentes/feed/ 0
Aparelhos Fixos: Cerâmicos & Metálicos https://orthoclin.com/2020/08/18/aparelhos-fixos-ceramicos-metalicos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=aparelhos-fixos-ceramicos-metalicos https://orthoclin.com/2020/08/18/aparelhos-fixos-ceramicos-metalicos/#respond Tue, 18 Aug 2020 19:31:00 +0000 https://orthoclin.com/?p=34155 Vai fazer um tratamento ortodôntico e precisa se decidir entre o metálico e o cerâmico? Quer saber mais a respeito? Ver ambos na mesma arcada é apenas a maneira de dar uma ideia do efeito de cada um na estética. Em princípio eles teriam a mesma indicação, não é? Em termos de eficiência, durante a

The post Aparelhos Fixos: Cerâmicos & Metálicos appeared first on Orthoclin.

]]>
Vai fazer um tratamento ortodôntico e precisa se decidir entre o metálico e o cerâmico? Quer saber mais a respeito?

Ver ambos na mesma arcada é apenas a maneira de dar uma ideia do efeito de cada um na estética. Em princípio eles teriam a mesma indicação, não é?

Em termos de eficiência, durante a movimentação ortodôntica, o fixo metálico e o fixo cerâmico se equivalem. O diferencial será sempre a experiência e o domínio que o ortodontista tem sobre a técnica. Mas, para o cliente, é apenas o senso estético, muito particular para cada pessoa.

 

Será que além da sua satisfação pessoal, haveria alguma diferença na indicação destas modalidades para o tratamento ortodôntico?

Realizar o tratamento, com a discrição de um aparelho estético cerâmico é um benefício que muitas pessoas não dispensam e, até impõem como condição, para iniciar o tratamento ortodôntico.

 

Será que, o aparelho ortodôntico cerâmico e o metálico, teriam a mesma atuação?

Bem, nem sempre é assim. E eu vou explicar.

A arcada inferior, frequentemente tem seus brackets descolados pelo posicionamento inadequado da articulação dentária. Os fabricantes sabem disto, razão pela qual, muitos deles, fazem metálicos, e não cerâmicos, os conjuntos inferiores posteriores.

Alguns tipos de problemas ortodônticos, tais como a sobremordida, faz com que os dentes superiores cubram grande parte da coroa dos inferiores. Impossibilitando a instalação do aparelho, em ambas as arcadas, simultaneamente.

O ortodontista, sabendo que isto é uma dificuldade a mais, inclui no planejamento, alguns procedimentos extras, necessários para liberar espaço e viabilizar o início da instalação do aparelho inferior. Considerando total impossibilidade física de fazê-lo, ao iniciar o tratamento.

Outra razão, bastante justificável, é a dureza da porcelana, que pode danificar o esmalte do antagonista, em caso de contato prematuro. Há que se aguardar o início da movimentação superior, só então obtendo espaço para a colagem do aparelho inferior.

 

Aparelho Cerâmico em Conjunto com o Metálico

Não raras as vezes, e, em casos mais graves, é instalado aparelho cerâmico superior e metálico inferior. Afinal, o dente que mais aparece no sorriso e nas fotos, é o superior até a meia idade. Não vale a pena correr o risco de danificar o esmalte dos superiores, se os dentes não aparecerem no sorriso.

Por outro lado, entende-se que a ortodontia, atua para deixar melhor, tanto a relação entre os dentes, como a confiabilidade, entre o cliente e o profissional.

Estas particularidades e particularidades de estratégia de tratamento, são apresentadas e discutidas durante a explicação do planejamento.

Desta forma, com orientações claras e detalhadas, vai nascendo uma relação de confiabilidade, muito desejável para o sucesso do tratamento ortodôntico.

Seguindo nesta mesma linha de raciocínio, caso não tenha ficado claro algum detalhe, importante para você, neste assunto, sinta-se à vontade para nos contatar, clicando no link abaixo.

 

Banner contato Orthoclin

The post Aparelhos Fixos: Cerâmicos & Metálicos appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/08/18/aparelhos-fixos-ceramicos-metalicos/feed/ 0
Pensando em Fazer um Tratamento Ortodôntico? Aqui Estão Valiosas Dicas Para Evitar a Gengivite https://orthoclin.com/2020/08/11/valiosas-dicas-para-evitar-a-gengivite/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=valiosas-dicas-para-evitar-a-gengivite https://orthoclin.com/2020/08/11/valiosas-dicas-para-evitar-a-gengivite/#respond Tue, 11 Aug 2020 12:04:36 +0000 https://orthoclin.com/?p=34148 Uma escovação deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! Mas, quando se trata de tratamento ortodôntico, o capricho nos aconselha a levar muito mais tempo, qualquer que seja o tipo de aparelho! Sabe por quê? Sendo aparelho fixo ou móvel, ele é apenas uma “ferramenta”, para que se atinja os objetivos propostos.

The post Pensando em Fazer um Tratamento Ortodôntico? Aqui Estão Valiosas Dicas Para Evitar a Gengivite appeared first on Orthoclin.

]]>
Uma escovação deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos!

Mas, quando se trata de tratamento ortodôntico, o capricho nos aconselha a levar muito mais tempo, qualquer que seja o tipo de aparelho!

Sabe por quê? Sendo aparelho fixo ou móvel, ele é apenas uma “ferramenta”, para que se atinja os objetivos propostos.

Não importa se o tratamento é realizado com o aparelho mais convencional ou com a mais moderna e sofisticada tecnologia. Para o sucesso do tratamento ortodôntico não pode haver inflamação!

A placa bacteriana, resultado da higiene oral deficiente, causa inflamação. Começa com a gengivite, depois vai descalcificando e manchando o esmalte, até formar as terríveis cáries.

E ninguém quer isto, não é? Na verdade, o que se quer é passar por um tratamento ortodôntico, sem que jamais ocorram sinais de inflamação ou manchas no esmalte dos dentes.

Que não fiquem “marcas indesejáveis,” demonstrando resultados que, com cuidados e capricho, estariam sob seu controle.

 

Como Escovar os Dentes

Escove os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival. Sem esquecer do interior dos dentes e dos dentes posteriores. Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

  • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, a dos inferiores.
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação de ambas as arcadas.
  • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

 

Conclusão

Toda movimentação ortodôntica transcorre melhor e mais rápido, na ausência de inflamação e também da infecção. Razão pela qual, iniciamos por vistoriarmos clínica e radiograficamante, toda estrutura de suporte, dentes e gengivas. Quando é identificado algum problema, que possa comprometer ou atrasar o resultado pretendido, a resolução do problema tem prioridade, antes mesmo do início do tratamento ortodôntico.

Então, se a sua decisão é o tratamento ortodôntico, melhorando seu sorriso, a beleza de seus dentes, incluindo mantê-los belos, não apenas com os cuidados durante o trtamentnto ortodôntico, mas por toda vida, saiba que podemos ajudar. Lembramos que a sua compreensão e o seu comprometimento, vão ser determinantes para o sucesso do resultado final, que você tanto sonha alcançar

 

Ppodemos auxiliar sua decisão na realização de seu sonho e, se houver mais alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco.

 

Banner contato Orthoclin

The post Pensando em Fazer um Tratamento Ortodôntico? Aqui Estão Valiosas Dicas Para Evitar a Gengivite appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/08/11/valiosas-dicas-para-evitar-a-gengivite/feed/ 0
A Importância da Higiene Bucal das Crianças https://orthoclin.com/2020/08/04/a-importancia-da-higiene-bucal-das-criancas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-importancia-da-higiene-bucal-das-criancas https://orthoclin.com/2020/08/04/a-importancia-da-higiene-bucal-das-criancas/#respond Tue, 04 Aug 2020 19:06:49 +0000 https://orthoclin.com/?p=34139 Os pais precisam orientar a higiene bucal da criança, orientando para que os filhos se adaptem à essas responsabilidades, desenvolvendo o costume do uso da escova e do fio dental desde cedo. Com esta atenção precoce, é possível evitar cáries nos dentes e gengivite. Para entender como são importantes o fio dental e a escovação,

The post A Importância da Higiene Bucal das Crianças appeared first on Orthoclin.

]]>
Os pais precisam orientar a higiene bucal da criança, orientando para que os filhos se adaptem à essas responsabilidades, desenvolvendo o costume do uso da escova e do fio dental desde cedo.

Com esta atenção precoce, é possível evitar cáries nos dentes e gengivite.

Para entender como são importantes o fio dental e a escovação, acompanhe mais informações a seguir:

 

Comece estabelecendo o hábito

O cuidado com a saúde bucal deve iniciar desde cedo e conforme os anos passam os pais precisam continuar a estimular para que isso ocorra até mesmo fora de casa.

Em exemplo, a criança vai perceber como é importante escovar os dentes após o lanche, quando estiver na escola. Para isto é preciso ter o exemplo dentro de casa.

Como exemplo os pais devem definir que a escovação aconteça sempre após as refeições. Ainda é necessário orientar sobre a higienização da língua e o uso do fio dental. Quando a criança crescer isto vai fazer parte do seu cotidiano.

 

Como ensinar sobre a higienização da língua

A melhor forma de trabalhar com os pequenos é fazer a escovação em parceria. Com a falta de escovação as placas bacterianas, que não foram removidas podem virar uma placa espessa (saburra) e ocasionar o mau hálito.

Para deixar este momento divertido e agradável vale apostar em uma brincadeira. Os papais e mamães podem fazer a tarefa na frente do espelho como modo de aprendizagem.

Para ficar descontraído faça caretas e, se for preciso, invista em escovas com temas infantis. O correto é que fique claro que a escovação consiste no cuidado com os dentes, língua, complementando com o uso do fio dental.

 

Uso do fio dental

Para manter o hábito da higiene bucal e deixar a criança motivada, faça um kit com escova, creme e fio dental, encorajando o uso, quando estiver na escola.

 

Problemas bucais na infância

É preciso salientar que a ausência do fio dental ou a escovação pode implicar em manutenção de resíduo de alimentos nos dentes. Neste caso é possível ocasionar um quadro de gengivite e cárie.

Quando a cárie não é diagnosticada e tratada precocemente, é possível que ela avance e cause dor.

 

A busca pelo dentista

Além de seguir estes hábitos é importante que os pequenos se habituem a ir ao dentista desde os primeiros anos de vida.

Este cuidado pode evitar problemas dentários e ósseos no período da adolescência ou na fase adulta. É fundamental que as crianças sejam avaliadas, ainda com dentes de leite, por um ortodontista.

Este especialista vai orientar aos pais, o método da escovação e, existir algum outro problema, é possível iniciar o tratamento desde cedo.

Muitas crianças pequenas podem apresentar problemas nos ossos maxilares, devido a respiração pela boca, sucção de dedo, mastigação com boca aberta ou ronco. Nestas situações, um ortodontista, pode auxiliar.

Conforme o diagnóstico pode ser preciso optar por um trabalho em equipe com o ortodontista, fonoaudiólogo e otorrinolaringologista. Todos estes profissionais vão auxiliar os pais e garantir a melhor forma de chegar a um resultado positivo. De qualquer modo, é importante salientar que a higiene bucal da criança inicia desde a amamentação.

Somente um profissional especializado está capacitado a avaliar e indicar os cuidados preventivos ou curativos, se for o caso. Aproveite e não perca tempo! Agende sua consulta e mantenha a saúde dos seus filhos.

 

Banner contato Orthoclin

The post A Importância da Higiene Bucal das Crianças appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/08/04/a-importancia-da-higiene-bucal-das-criancas/feed/ 0
Alinhador Transparente: Tenha um sorriso de galã https://orthoclin.com/2020/07/28/alinhador-transparente-tenha-um-sorriso-de-gala-2/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=alinhador-transparente-tenha-um-sorriso-de-gala-2 https://orthoclin.com/2020/07/28/alinhador-transparente-tenha-um-sorriso-de-gala-2/#respond Tue, 28 Jul 2020 16:18:58 +0000 https://orthoclin.com/?p=34133 Não é por causa de dentes tortos ou amarelados que você vai deixar de distribuir sorrisos por aí, não é mesmo? Hoje, a odontologia oferece várias técnicas eficientes e rápidas para deixar seu sorriso perfeito. Como clareamento a laser e aparelhos invisíveis. Esses tratamentos podem aperfeiçoar a estética até de quem já está com a

The post Alinhador Transparente: Tenha um sorriso de galã appeared first on Orthoclin.

]]>
Não é por causa de dentes tortos ou amarelados que você vai deixar de distribuir sorrisos por aí, não é mesmo?

Hoje, a odontologia oferece várias técnicas eficientes e rápidas para deixar seu sorriso perfeito. Como clareamento a laser e aparelhos invisíveis.

Esses tratamentos podem aperfeiçoar a estética até de quem já está com a limpeza em dia. Hoje vamos conhecer o Alinhador Transparente.

O primeiro passo para um sorriso perfeito é marcar uma avaliação com um profissional qualificado, que pedirá exames radiográficos e clínicos para verificar o estado bucal do paciente.

Além disso, o profissional avalia também seus hábitos, dieta e outras doenças que interferem na sua boca.

Preparamos algumas dicas para você saber como sorrir igualzinho a um galã.

 

Aparelhos transparentes

Os aparelhos ortodônticos nivelam e alinham a mordida. Esqueça os elásticos coloridos de adolescentes. Já existem métodos bem mais discretos como os aparelhos fixos com bráquetes (peças que grudam nos dentes) transparentes e o tecnológico alinhador invisível.

O primeiro é feito de cerâmica ou safira e tem a mesma cor dos dentes, exceto pelo fio metálico que liga os braquetes.

 

saudebucalaparelhorepre

 

sorrir-homem

 

Além disso, cuidados diários são essenciais para manter o tão desejado sorriso de galã, fique atento aos passos abaixo:

Untitled 3

 

Confira alguns resultados de famosos que melhoraram o seu sorriso através de tratamentos ortodônticos:

af9c6d2f76zax6416xa9g90x6iqqz9bvq c67cba5ee9rzy6crohr9zorbh32hgt5e7 captura-de-tela-2014-03-11-c3a0s-17-22-00

 

Deseja mais informações? Cliqui aqui ou no banner abaixo e entre em contato conosco.

 

Banner contato Orthoclin

The post Alinhador Transparente: Tenha um sorriso de galã appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/07/28/alinhador-transparente-tenha-um-sorriso-de-gala-2/feed/ 0
4 Mitos Sobre a Ortodontia Que Você Precisa Saber https://orthoclin.com/2020/07/21/4-mitos-sobre-a-ortodontia-que-voce-precisa-saber/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=4-mitos-sobre-a-ortodontia-que-voce-precisa-saber https://orthoclin.com/2020/07/21/4-mitos-sobre-a-ortodontia-que-voce-precisa-saber/#respond Tue, 21 Jul 2020 13:09:47 +0000 https://orthoclin.com/?p=34123 A ortodontia está repleta de mitos, e por isso criamos esse post para você, onde desvendamos 4 mitos sobre a ortodontia que você precisa saber.   Contenção ou aparelho móvel: Quanto tempo usar? O aparelho móvel tem o papel de manter a beleza dos dentes, conseguida pelo tratamento, para não correr o risco de perder as

The post 4 Mitos Sobre a Ortodontia Que Você Precisa Saber appeared first on Orthoclin.

]]>
A ortodontia está repleta de mitos, e por isso criamos esse post para você, onde desvendamos 4 mitos sobre a ortodontia que você precisa saber.

 

Contenção ou aparelho móvel: Quanto tempo usar?

O aparelho móvel tem o papel de manter a beleza dos dentes, conseguida pelo tratamento, para não correr o risco de perder as posições conquistadas. Essa estrutura deveria ser mantida na pessoa pelo tempo determinado a cada caso. Após esse tempo, o paciente estará em uma fase de alta controlada durante 5 anos. Isso significa que ele deve retornar ao seu ortodontista a cada seis meses, para a monitoração da estabilidade pós-tratamento. O ciclo ortodôntico não termina quando o aparelho é retirado. Lembre-se que é importante continuar frequentando o seu especialista, mesmo após a retirada das estruturas.

 

O aparelho causa cárie ou gengivite?

Isso é um grande mito. Porém, a utilização de braquetes, bandas, fios, ligaduras e outros tipos de dispositivos, dificulta bastante a higiene bucal. O que, sem o capricho adequado, acaba resultando no acúmulo de placa bacteriana e na desmineralização do esmalte dentário. A soma desses fatores pode resultar em cárie e doença periodontal. Desta maneira, se torna vital a orientação de higiene dada ao paciente e o comparecimento às consultas periódicas.

 

A escova utilizada deve ser somente ortodôntica?

Não necessariamente. Escovas dentais, mais macias, são importantes para a remoção da placa bacteriana. Há um consenso na utilização de escovas com cerdas macias, finas, flexíveis e com pontas arredondadas, que devem ser trocadas periodicamente. Associada ao uso das escovas, o paciente também deve ser orientado a utilizar a escova interdental, fio dental e enxaguantes que propiciam um melhor controle da placa bacteriana.

 

É proibido comer alimentos duros e crocantes?

Não tem desculpa. Durante todo o tratamento ortodôntico o paciente deve ser orientado a não mastigar alimentos duros e crocantes para evitar danificar algum acessório aderido ao dente. É aconselhável diminuir o consumo de carboidratos, por serem alimentos cariogênicos, evitando o surgimento de lesões.

 

Está com alguma dúvida? Clique aqui ou no banner abaixo para entrar em contato conosco.

 

Banner contato para agendar uma consulta

 

The post 4 Mitos Sobre a Ortodontia Que Você Precisa Saber appeared first on Orthoclin.

]]>
https://orthoclin.com/2020/07/21/4-mitos-sobre-a-ortodontia-que-voce-precisa-saber/feed/ 0