fbpx

Odontologia do Sono

Odontologia do Sono

Odontologia do Sono

O que é a Apneia do Sono?

Apneia significa “parada da respiração”. Na Apneia do sono o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração (apneias) enquanto dorme. As apneias são causadas por obstruções da passagem do ar, durante 10 ou mais segundos. Quando estas interrupções ocorrem com frequência maior que 5 / hora de sono, dizemos que o indivíduo tem a doença Apneia do sono.

Mulher com apneia do sono

Dúvidas Frequentes

O Ronco pode significar Apneia?

Todo ronco já é sinal de anormalidade e precisa ser tratado, mas pode ainda não ser acompanhado de apneia.

Criança que ronca tem apneia?

É possível. Amígdalas e adenoides grandes são causa comum de apneia do sono na criança.
Amígdalas e adenoides grandes são causa comum de ronco e apneia do sono na criança. A respiração bucal em crianças, desequilibram a função dos músculos periorais, na fase crescimento, determinando deformidades ósseas. Estes sinais de alerta, quando adequadamente tratados, podem significar o afastamento da possibilidade da apneia se manifestar na vida adulta.

Quais as consequências da apneia do sono?

Cada vez que ocorre uma apneia, ocorre também diminuição da oxigenação sanguínea. A fim de evitar a morte por asfixia, o organismo envia um “sinal” ao cérebro, causando despertar inconsciente, por tempo suficiente para conseguir desobstruir a garganta.

Após cada micro despertar ocorre também uma descarga de hormônios do estresse, como adrenalina e outros que, aliada à queda da oxigenação sanguínea, pode desencadear arritmias cardíacas, infarto do miocárdio, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais (AVC), diabetes, obesidade, entre outras

O que provoca a Apneia do Sono?

  • Aumento do peso, o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la permeável ao fluxo respiratório.
  • Os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal: isso tende a agravar-se com a idade.
  • Alterações do formato da cabeça e pescoço, proporcionalidade dos ossos da face, podem resultar em menor espaço para passagem de ar pela garganta.

Sintomas

Pesadelos

Fadiga Crônica

Perda de Memória

Dor de Cabeça pela Manhã

Tratamentos

A.I.O. - Aparelho Intra Oral

Vem proporcionando maior adesão ao tratamento do Ronco e Apneia do sono leve e moderada. Por ser discreto, o aparelho intra-oral, reúne conforto e praticidade. Somente são usados em casos mais graves, quando há extrema necessidade e total impossibilidade de adesão do paciente ao tratamento com o CPAP ou em caso de substituição, por período curto, como durante manutenção do CPAP.

Deve ser sempre executado pelo odontologista, com treinamento adequado em medicina do sono, pois envolve encaminhamento, interpretação dos exames, diagnósticos, avaliação de articulação, titulação, controle de efeitos colaterais e acompanhamento clínico.

Aparelho Intra Oral em uma dentadura de exemplo

Como Funciona?

Trata-se de um dispositivo que reposiciona a mandíbula, fazendo com que a musculatura da garganta desobstrua as vias aéreas, deixando o ar passar mais livre.

Agende uma consulta com a gente!

Compartilhar:

Comments are closed.

WhatsApp chat