fbpx
Menino sentado numa cadeira de dentista sorrindo e sendo examinado

Ortodontia Infantil

Ortodontia Infantil

CUIDE DO SEU FILHO

A respiração de boca aberta ou o ronco na criança, deformam o posicionamento dos dentes e o crescimento dos ossos maxilares. Estes podem ser fatores predisponentes da apneia no adulto, que não tenha recebido na infância, tratamento ortodôntico ou ortopédico dos maxilares, além da desobstrução das vias respiratórias.

A ortodontia e a ortopedia funcional atuam revertendo as deformidades, resultado que o distúrbio respiratório causou no crescimento dos maxilares e na oclusão dentária da criança. O acompanhamento do ortodontista orienta, não apenas o desenvolvimento da dentição, mas também o do esqueleto facial, de forma completa.

Acompanhamento de Profissionais Especializados

Equipamentos de Alta Qualidade

Tratamentos de Eficácia Comprovada

Ambiente Amigável

AGENDAR CONSULTA

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Compartilhar:

Ortodontia no tratamento do ronco e apneia em crianças

A dificuldade de respirar, pela obstrução das vias aéreas superiores, pode prejudicar, o desenvolvimento físico e intelectual. Isto ocorre principalmente se houver ronco e este for acompanhado de apneia obstrutiva do sono. Normalmente, na respiração durante o sono, ocorre relaxamento muscular, inclusive dos músculos relacionados à manutenção da abertura das vias aéreas superiores. O ronco pode não estar associado à apneia, mas ocorrendo o ronco, já é razão suficiente para que se busque profissionais qualificados, se estabeleça o diagnóstico diferencial e tratamento adequados.

O que é o ronco?

O ronco ocorre quando a passagem do ar inspirado, se dá pela via aérea mais estreitada do que o normal.

O que é apneia do sono?

É a interrupção da respiração, por mais de 10 segundos. Este distúrbio do sono diminui a oxigenação do sangue. A falta de oxigênio e aumento do gás carbônico circulante, ocasionam despertares que, embora não percebidos, prejudicam o descanso e a qualidade do sono. Durante o sono profundo são produzidas várias substâncias, como hormônio de crescimento, por exemplo. Se o sono é agitado, a oxigenação insuficiente e os despertares, ainda que inconscientes, são constantes, podem dificultar a que se chegue, com qualidade, à fase de produção de substâncias importantes para o desenvolvimento normal.

Quais são os sintomas da apneia na criança?

Além do ronco, a criança com apneia pode respirar, constantemente, de boca aberta, apresentar sono agitado, sonolência diurna, irritabilidade, déficits de desenvolvimento corporal, de atenção e concentração, podendo haver dificuldade de aprendizado, baixo rendimento escolar, etc.

Quais são as opções de tratamentos para a Síndrome da Apneia Obstrutiva em crianças?

A escolha terapêutica baseia-se na causa, na gravidade e nas opções, viáveis para restabelecer a harmonia do crescimento, dos ossos maxilares e das vias aéreas. Paralelamente à otorrinolaringologia proceder a desobstrução das vias aéreas, a ortodontia trata das desarmonias ósseas maxilares. A fonoaudiologia reabilita as funções prejudicadas pela forma.

Quais os benefícios do tratamento precoce?

Tratar a criança com distúrbios respiratórios do sono precocemente, traz melhora significativa na qualidade de seu sono, no seu desenvolvimento físico e também no intelectual. Observamos melhora no desempenho escolar, uma vez que são comuns o déficit de atenção e concentração, nestes casos.

Postar Comentário

WhatsApp chat