fbpx

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da Odontologia que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular.

Age através de recursos terapêuticos, que utilizam estímulos funcionais,provocando respostas, normalizando as funções e orientando os estímulos mastigatórios.

Como princípio fundamental, utiliza-se de aparelhos removíveis. Estes produzem estímulos neurais que respondem, remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.

Portanto, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio de todo o sistema.

Segundo o Conselho de Odontologia, as áreas de competência para atuação do especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares incluem:

Prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das maloclusões,através de métodos ortopédicos funcionais;

Tratamento e planejamento mediante o manejo das forças naturais, em relação a:
1. Crescimento e desenvolvimento;
2. Erupção dentária;
3. Postura e movimento mandibular;
4. Posição e movimento da língua; e,
5. Distúrbios crâniomandibulares.

Interrelacionamento com outras especialidades afins, necessárias ao tratamento integral dos defeitos morfofuncionais da face.

ABORDAGEM ADEQUADA
As alterações funcionais, como na respiração, fonação, mastigação e deglutição e as alterações ósseas, são consideradas no planejamento e prognóstico do caso, visto que a não solução destes problemas, pode acarretar recidiva no tratamento.

Atuação da OFM na RESPIRAÇÃO ORAL
Ocorre quando alguma alteração em vias aéreas, levando o indivíduo a complementar a oxigenação do seu sangue, pela boca, ao invés de fazê-lo, predominantemente, pelo nariz.

Tal fato provoca alterações dento-maxilares, acarretando as maloclusões, além de alterações otorrinolaringológicas, esqueléticas,musculares e psíquicas.

Lembrando que, algumas alterações cognitivas são associadas com a respiração bucal, como, déficit no aprendizado escolar, déficit de atenção, ronco e apneia do sono.

Como pode-se observar, o respirador bucal apresenta etiologia multifatorial, que deve ser considerada para o adequado plano detratamento.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) considera todas as alterações funcionais para diagnóstico e planejamento. Prioriza o estímulo adequado e a manutenção da fisiologia normal, eliminando as causas e propiciando condições favoráveis de crescimento e desenvolvimento.

Compartilhar:

Postar Comentário

WhatsApp chat