fbpx
Rua. Esperança, 282, Med Center – sala 41 – Vila Jaci – São José dos Campos/SP
Tel. (12) 3921-5399
WhatsApp. (12) 98170-0300

Ortodontia no tratamento do ronco e apneia em crianças

A dificuldade de respirar, pela obstrução das vias aéreas superiores, pode prejudicar, o desenvolvimento físico e intelectual. Isto ocorre principalmente se houver ronco e este for acompanhado de apneia obstrutiva do sono. Normalmente, na respiração durante o sono, ocorre relaxamento muscular, inclusive dos músculos relacionados à manutenção da abertura das vias aéreas superiores. O ronco pode não estar associado à apneia, mas ocorrendo o ronco, já é razão suficiente para que se busque profissionais qualificados, se estabeleça o diagnóstico diferencial e tratamento adequados.

O que é o ronco?

O ronco ocorre quando a passagem do ar inspirado, se dá pela via aérea mais estreitada do que o normal.

O que é apneia do sono?

É a interrupção da respiração, por mais de 10 segundos. Este distúrbio do sono diminui a oxigenação do sangue. A falta de oxigênio e aumento do gás carbônico circulante, ocasionam despertares que, embora não percebidos, prejudicam o descanso e a qualidade do sono. Durante o sono profundo são produzidas várias substâncias, como hormônio de crescimento, por exemplo. Se o sono é agitado, a oxigenação insuficiente e os despertares, ainda que inconscientes, são constantes, podem dificultar a que se chegue, com qualidade, à fase de produção de substâncias importantes para o desenvolvimento normal.

Quais são os sintomas da apneia na criança?

Além do ronco, a criança com apneia pode respirar, constantemente, de boca aberta, apresentar sono agitado, sonolência diurna, irritabilidade, déficits de desenvolvimento corporal, de atenção e concentração, podendo haver dificuldade de aprendizado, baixo rendimento escolar, etc.

Quais são as opções de tratamentos para a Síndrome da Apneia Obstrutiva em crianças?

A escolha terapêutica baseia-se na causa, na gravidade e nas opções, viáveis para restabelecer a harmonia do crescimento, dos ossos maxilares e das vias aéreas. Paralelamente à otorrinolaringologia proceder a desobstrução das vias aéreas, a ortodontia trata das desarmonias ósseas maxilares. A fonoaudiologia reabilita as funções prejudicadas pela forma.

Quais os benefícios do tratamento precoce?

Tratar a criança com distúrbios respiratórios do sono precocemente, traz melhora significativa na qualidade de seu sono, no seu desenvolvimento físico e também no intelectual. Observamos melhora no desempenho escolar, uma vez que são comuns o déficit de atenção e concentração, nestes casos.

Related Posts



Deixe um comentário