BRUXISMO NA INFÂNCIA

O QUE É?
Bruxismo é o ranger ou o apertamento dos dentes. Pode ocorrer durante o dia (apertamento) e /ou o ranger dos dentes durante o sono.

 

CAUSAS
O Bruxismo no sono tem sua origem primária no sistema nervoso central. Os fatores secundários desencadeantes podem ser de origem emocional, devido a algumas desordens orgânicas e até mesmo associadas a algumas condições bucais. Fatores psicológicos como ansiedade, responsabilidade e estresse emocional são preponderantes no desencadeamento e agravamento do Bruxismo. As crianças, assim como qualquer outro indivíduo, lidam, reagem e superam dificuldades de acordo com a sua personalidade e está comprovado que as mais ansiosas, irrequietas e agressivas possuem maior tendência a desenvolver o hábito como uma forma de resposta ou escape, uma vez que a cavidade bucal possui um forte potencial afetivo, além de ser um local privilegiado para a expressão de impulsos reprimidos, emoções e conflitos.

 

Dentre os fatores orgânicos, 60% das incidências ocorrem em crianças alérgicas. Pesquisas mais recentes convergem no sentido de que a principal causa da maioria dos episódios de Bruxismo Noturno diz respeito ao distúrbio comportamental do sono e respiração bucal causada por obstruções das vias respiratórias.

Quanto às condições bucais a presença de mordidas erradas e hábitos orais nocivos como morder objetos, mascar chicletes, uso de chupetas e mamadeiras, sucção digital também podem estar associados ao Bruxismo. O sinal mais comum é a observação pelos parentes de ruído audível e incômodo produzido pelo paciente durante o sono sendo o desgaste anormal dos dentes o sinal mais frequente na presença desta patologia.

É HEREDITÁRIO?
As pesquisas realizadas e relacionadas aos fatores genéticos e hereditários confirmam a existência de predisposição das crianças de pais que tiveram o hábito do Bruxismo, em também desenvolverem a disfunção.

 

TRATAMENTO
O Bruxismo infantil requer atenção especial a partir do momento em que persiste por um período mais prolongado. Quando frequente e intenso é agressivo a ponto de danificar as estruturas faciais, ocasionando desgastes dentais assim como disfunções articulares (ATM-articulação temporomandibular), dor de cabeça, afetando o bem estar integral da criança.

 

O tratamento deve ser multidisciplinar, englobando um profissional de cada área. Cada paciente deve ser avaliado individualmente e tratado de acordo com os fatores relacionados ao seu caso, para que futuras complicações sejam evitadas. A principal intervenção clínica nas crianças deve estar voltada à proteção dos dentes, reduzindo o ranger e o desgaste das faces, aliviando as dores faciais e promovendo melhorias na qualidade do sono. O tratamento e acompanhamento ainda na infância são necessários para que o bruxismo não traga consequências irreversíveis na fase adulta.

Dentre os métodos disponíveis mais conhecidos atualmente estão as placas interoclusais, as pistas indiretas planas, tratamento ortopédico funcional, psicoterapia, fisioterapia, além do acompanhamento periódico da criança em desenvolvimento dentro de uma visão holística.

Concluindo cabe ressaltar que no âmbito da prevenção as pesquisas demonstram que quanto maior o período de aleitamento materno, menores são as chances da ocorrência de hábitos orais nocivos, como o Bruxismo.

Share:
Leave comment

WhatsApp chat