fbpx

4 Sinais de que você precisa de tratamento ortodôntico

Mulher sorrindo e mostrando quatro dedos, representando os quatro sinais principais para iniciar um tratamento ortodôntico.

São muitos os sinais de que você precisa de tratamento ortodôntico e a gente escolheu apenas quatro deles, para conversar com você sobre a necessidade de cuidar do seu sorriso. Confira!

4 Sinais de que você precisa de tratamento ortodôntico 

  • Dentes desalinhados

Dentes desalinhados podem causar mais do que apenas um impacto estético, que já é uma razão importante para buscar ajuda. Além disso, dentes fora de posição dificultam a higienização, o que pode levar à gengivite, mau hálito e até cáries.

Manter os dentes alinhados é essencial para a saúde bucal e geral. Isso porque a boa mastigação ajuda na digestão e evita sobrecarga nos ossos maxilares. Um sorriso alinhado não é apenas bonito, mas funcional e saudável.

  • Dores de cabeça frequentes

Dores de cabeça recorrentes, especialmente nas imediações do ouvido, muitas vezes levam as pessoas a procurar um médico otorrinolaringologista. Porém, quando não há uma causa evidente, o problema pode estar relacionado à má oclusão dos dentes.

O desequilíbrio entre as arcadas dentárias pode sobrecarregar a articulação temporomandibular, que conecta a mandíbula ao crânio. Essa sobrecarga pode desencadear dores não apenas na cabeça, mas também no rosto e no pescoço. Uma avaliação ortodôntica é essencial para identificar se o desalinhamento é o motivo desses sintomas.

  • Problemas nos ossos maxilares

A harmonia entre os ossos maxilares é fundamental para uma mordida funcional e eficiente. Quando há desalinhamento, como a mandíbula estar muito à frente ou atrás da maxila, problemas como a mordida cruzada podem surgir.

Essas alterações podem interferir na mastigação, causar desgaste nos dentes e até comprometer a fala. O tratamento ortodôntico é capaz de corrigir esses desequilíbrios, proporcionando não apenas uma melhora funcional, mas também estética.

  • Perda de dentes permanentes. 

A perda de um dente permanente pode desencadear uma série de problemas. Por exemplo, o dente oposto tende a “procurar” contato, movendo-se para fora da posição original. Já os dentes adjacentes podem se inclinar em direção ao espaço vazio, causando um desalinhamento na arcada.

Essa movimentação pode dificultar a mastigação, causar dores e comprometer a saúde bucal como um todo. O tratamento ortodôntico é essencial para reposicionar os dentes e criar o espaço ideal para uma reabilitação estável e duradoura.

Se você percebe algum desses sinais, não deixe de procurar um ortodontista. Agende uma consulta avaliativa e comece a cuidar do seu sorriso hoje mesmo. Afinal, investir em sua saúde bucal é investir na sua qualidade de vida.

Agende uma consulta avaliativa hoje e comece a cuidar do seu sorriso.

Share:
Leave comment

WhatsApp chat