A RELAÇÃO ENTRE O ESPORTE E A QUALIDADE DO SONO.

 

Não existe nada melhor do que deitar na cama, relaxar e dormir, depois de um dia intenso de atividades e obrigações, não é mesmo?

Mas para muitas pessoas, não é bem assim que funciona, pois elas encontram dificuldades na hora do sono e o resultado disso é amanhecer com dores de cabeça, mal humor e indisposição.

Quais os benefícios do sono de qualidade?

Ter boas noites de sono é fundamental para saúde e qualidade de vida de qualquer pessoa. Afinal, é durante o sono que o corpo e a mente recarregam as energias e se preparar para um novo. A lista de benefícios que um sono de qualidade traz é extensa, confira alguns deles:

– Consolida a memória e melhora a absorção das informações;

– Ajuda a evitar os quilinhos a mais;

– Deixa a pele mais bonita;

– Fortalece o sistema imunológico;

– Melhora o desempenho físico;

– Reduz o risco de doenças cardiovasculares;

– Ajuda no controle de diabetes;

– É fundamental para a atividade intelectual.

Além disso, uma boa noite de sono equilibra as funções hormonais, regula apetite e melhora o desempenho nos treinos. Já a falta dele, pode causar graves problemas para a saúde.

Especialistas no assunto aconselham a valorizar o sono. Para quem treina e compete, dormir bem, principalmente na noite anterior a um treino ou competição, é um fator fundamental para um bom desempenho.

Para praticantes de atividades físicas, em crescimento, o sono tem uma importância fundamental para a produção de vários hormônios, principalmente o GH (hormônio do crescimento) cujo pico de produção ocorre na fase mais profunda do sono. Atividades musculares durante o sono, como esforço para respirar, superficializam o sono, dificultando a produção dos hormônios produzidos nesta fase.

Bom desempenho nos esportes

Um fator que está presente em muitas pessoas e atrapalha uma boa noite de sono é o ronco. Os prejuízos, decorrentes do ronco são vários, inclusive para quem ronca. Por isso, é importante saber quais são eles e entender os graves riscos que  está correndo, para tomar as providências necessárias. Muitas pessoas encaram o ronco como algo normal, e às vezes, por mais que incomode, não procuram tratamento, indispensáveis para saúde e bem-estar na conquista de um cotidiano saudável.

8437-ronco-e-apneia-sao-disturbios-do-sono-e-slider_medias-1

Pesquisadores comprovam que com a idade, aumenta-se o risco do ronco. Mas é claro que muito em relação a isso se deve ao fato que, a partir dessa idade, os exercícios físicos diminuem de frequência, o que acaba levando ao sedentarismo e obesidade.

Na mulher, após a menopausa, vai havendo a redução da produção hormonal, aumentando o risco de episódios de Ronco .

Não importa a idade, ter uma vida ativa, praticando exercícios, ajudarão imensamente a você ter uma vida mais saudável, diminuindo a incidência do ronco e tendo um sono revigorante.

O ronco está atrapalhando sua vida? Entre em contato conosco, podemos te ajudar!

 

Share:
Leave comment

WhatsApp chat