Esta fase traz muitas informações sobre o desenvolvimento das arcadas e do futuro sorriso.
O ideal é que esta troca ocorra naturalmente. Quando há o atraso ou adiantamento, é aconselhável que o dentista seja consultado para que, com seus conhecimentos e experiência, possa contribuir com orientações que levem à harmonia futura dos dentes e do sorriso.
A solicitação de exames de Raio X, pode apontar medidas que antecipam orientações e cuidados que serão preciosos para o desenvolvimento da arcada dentária e o futuro sorriso.
Quando alguma intervenção pode ser benéfica, nesta fase?
Em várias situações, mas podemos citar duas:
1 – O dente de leite caiu e o sucessor permanente está demorando a aparecer. Neste caso, mais exames vão auxiliar muito a tomada de decisão. Para planejar como tratar, temos que identificar a causa do atraso e as possibilidades são bem mais do que podemos exemplificar aqui.
- O dente é mais largo do que o espaço ósseo a ele destinado. Falta desenvolvimento. O osso é pequeno e pode-se iniciar um tratamento para estímulo?
- O dente de leite caiu e o permanente, que o sucederia, não existe. Não foi formado. É um caso de agenesia. Vamos analisar, todas as condições para fazer a orientação mais adequada. Quando todos os dentes de leite forem substituídos, vai ficar faltando dente na arcada. Fazer implante no futuro? Movimentação ortodôntica para fechar o espaço, com os próprios dentes adjacentes? O que fazer??
2 – O dente caiu antes do tempo, por trauma, por cárie ou infecção. Criança faz arte o tempo todo e os dentinhos, as vezes não resistem. Quando isto ocorre, muito tempo antes do dente permanente estar com a raiz pronta, para aparecer na boca, forma-se uma espessura óssea que atrasa, naturalmente o aparecimento dele. Tudo vai depender de diagnóstico, para tomada de decisão de que forma agir.
Muita coisa pode ser feita, durante a fase de transição, entre dente de leite e permanente. Vários são os procedimentos simples que afastam anos de tratamento. Muitas vezes uma situação como esta abaixo, de inclinação inadequada e falta de espaço para acomodação, é resolvida facilmente, intervindo na fase oportuna, não vindo a se constituir problema na fase adulta.
Caso haja mais alguma dúvida, click no link abaixo, que teremos prazer em lhe fornecer mais orientação.