Será que a qualidade do sono influencia no desempenho escolar??
Por quê??
Bem, o desenvolvimento da criança precisa do sono de qualidade pois, entre outras coisas, é durante as fases mais profundas do sono que é produzido o hormônio de crescimento.
Sono da Criança e o Desempenho Escolar
O desempenho escolar também vai requerer atenção e concentração, que a sonolência diurna, remanescente da noite mal dormida, vai prejudicar.
A irritação e dificuldades de relacionamento também pode ser resultado de sono de baixa qualidade.
Mas o que fazer quando o distúrbio respiratório do sono acomete crianças?
Bom, se até agora você identifica que o seu filho pode ter esse problema, aprenda mais sobre as causas, dicas para amenizá-lo, e as repercussões da doença, se não tratada.
DISTÚRBIOS DO SONO EM CRIANÇAS – CONHECENDO AS CAUSAS MAIS COMUNS
O ronco, um dos mais comuns distúrbios do sono, pode ter origem em diversos problemas, sendo os mais comuns, na região boca, nariz e garganta. Veja agora as mais conhecidas causas em crianças.
OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS
A obstrução nasal, que faz com que a respiração seja pela boca, acontece por inúmeros fatores.
FATORES CLIMÁTICOS
O clima seco no inverno e as alergias geram o acúmulo de muco (catarro) nas vias respiratórias dos pequenos. Essa mucosa inflamada, incha, obstruindo a passagem de ar, tornando o ronco inevitável. Todo ano, o clima misto, frio e seco, pode agravar ainda mais os sintomas, gerando crises de sinusites, infecções nos seios da face. Estas ocorrências podem também gerar mau hálito.
RESFRIADOS
Com o pulmão cheio de muco e o nariz escorrendo sem parar, as crianças terão dificuldades em respirar durante a noite. Condição que também favorece o ronco.
Outro fator a ser considerado, quando as infecções são frequentes, é a possível hipertrofia das amígdalas (garganta) e adenoides, dificultando também a passagem de ar para os pulmões.
BRONQUITE ASMÁTICA
A inflamação dos brônquios pulmonares é uma doença de múltiplas causas, que pode ter como consequência diversos outros sintomas, inclusive o ronco, acompanhando o esforço da respiração.
ESTRUTURA ÓSSEA E MUSCULAR
A obstrução do ar também pode vir da desarmonia óssea e muscular crânio facial infantil, . Veja alguns exemplos:
· Desvio de septo nasal
· Mal posicionamento dos dentes
· Má oclusão (mordida aberta ou cruzada)
· Desenvolvimento desproporcional da mandíbula e da maxila
· Musculatura da boca e pescoço
· Obesidade e sobrepeso
Conheça os prejuízos que causam os distúrbios do sono que afetam o dia-a-dia da criança
Com as paradas respiratórias, superficialização do sono e micro despertares, a criança tem dificuldade para entrar na fase mais profunda do sono.
Essa é de uma fase importante para a produção de hormônio do crescimento.
Outra consequência é a irritabilidade, a sonolência diurna, causando diversos prejuízos na vida escolar da criança, incluindo também a sonolência diurna, falta de atenção e interesse nas atividades, podendo tornar alarmante a busca de um diagnóstico.
DICAS PARA AMENIZAR O PROBLEMA
Enquanto você não consegue levar o seu filho a um profissional, existem algumas soluções simples para ajudá-lo.
1. Caso a obesidade esteja presente, perder peso ajudaria muito.
2. Dormir de lado.
Mas afinal, onde procurar ajuda efetiva para a doença?
Mesmo com todas essas dicas, os distúrbios respiratórios do sono continuarão sendo um grande risco e necessita de tratamento.
Se você descobrir que o seu filho possui algum dos sintomas citados acima, leve-o até um especialista no problema.
Nos distúrbios das vias respiratórias, as alterações maxilares são de função e de forma. São alguns os profissionais indicados para o tratamento.
O otorrinolaringologista deverá restabelecer o fluxo da função respiratória.
O ortodontista também, deverá ser consultado, pois a respiração inadequada deforma os ossos maxilares e os dentes neles inseridos.
Esteja a criança na dentição decídua ou mista, se faz necessário uma orientação pois, mesmo quando a função é restabelecida, a correção dos maxilares e dentes, pode ser imprescindível ao melhor resultado, estético e funcional.
A investigação por uma equipe de especialistas na medicina do sono, envolve profissionais de diversas áreas, incluindo a Ortodontia ou ortopedia dos maxilares, otorrinos, pediatras pneumologia e fonoaudiólogas.
Se pudermos ajudar a esclarecer algo mais, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco, clicando aqui