fbpx

QUANDO DEVO LEVAR MEU FILHO A UM ORTODONTISTA?

Ir ao dentista pode parecer algo adiável, mas você sabia que existem problemas silenciosos, que aparecem e podem se desenvolver, na boca de seu filho? Isto pode gerar surpresas desagradáveis e alarde, tão somente depois que já criaram raízes. Algumas questões ortodônticas devem ser tratadas com a maior antecipação possível. E é aí que está a dúvida: no caso de crianças, quando devo levá-las para consultar um ortodontista?

 

 

Se o objetivo é conquistar o sorriso dos galãs para os pequenos, devemos ter em mente que isto será o resultado dos cuidados desde a 1ª dentição. Simplificando, desde muito pequenos devemos sempre ter cuidados bucais impecáveis. Afinal de contas, nossa arcada dentária é preciosa e não se trata de um bem renovável. Cada etapa de nossas vidas demanda um esforço diferente, a dedicação específica aos nossos dentes e, para que tudo se desenvolva da melhor forma, devemos ter o acompanhamento de um ortodontista desde cedo.

 

E isso não é apenas para os dentes ficarem bonitos, mas também para o desenvolvimento dos ossos maxilares, que darão como consequência harmonia e saúde bucal. Sabia que hoje, graças às novas tecnologias, é possível realizar tratamentos ortodônticos ainda com dentes de leite? E isso pode mudar para muito melhor a dentição final de seus pequenos!

 

 

TRATAMENTOS DE ORTODONTIA INFANTIL

 

Poucos sabem, mas existe uma infinidade de benefícios no tratamento ortodôntico em crianças, como por exemplo a harmonia do crescimento dos ossos da face, ou mesmo a melhoria de condições, como o ronco infantil.

 

A identificação precoce da necessidade de alguns tratamentos nessa fase, os fazem ser muito mais simples de resolver e econômico, do que se esperarmos para a adolescência ou fase adulta, quando dentes e ossos já estarão se consolidando na posição irregular.

 

https://br.freepik.com/psd-premium/criancas-alegres-tendo-um-otimo-tempo-juntos_2937046.htm#page=1&query=sorriso%20crianca&position=22

 

Entre a faixa de cinco a sete anos é o momento mais do que ideal, para levar seu filho ou filha ao ortodontista. É exatamente nesse período do crescimento, que a dentição infantil entra em processo de troca, para os dentes permanentes. O exame clínico, complementado pelo radiográfico, quando necessário, é de extrema importância, na identificação dos problemas. Estes exames permitem identificar as ausências dentárias, irregularidades no nascimento ou na formação dos dentes, assim como do crescimento dos ossos da face. Nesta faixa etária, há tempo para que sejam tomadas providências, minimizando a gravidade do problema e, muitas vezes, simplificando e tornando mais célere, sua correção.

 

Fazer a avaliação ortodôntica precoce pode evitar agravamento de problemas como:

 

· Mordida profunda, aberta ou cruzada;

· Ronco infantil;

· Respiração bucal infantil;

· Diastemas;

· Perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite;

· Desproporção dos maxilares;

· Dificuldade na mastigação;

· Entre outros problemas bucais evitáveis.

 

Os tratamentos, de acordo com cada uma das situações citadas acima, vão depender muito de criança para criança, quer seja com relação à idade ou mesmo em acordo com o problema identificado pelo especialista em ortodontia infantil. Uma coisa é certa, identificado o problema, a idade em que seja possível a interação da criança com o ortodontista, deve definir o início do tratamento, para que ocorra a confiabilidade, a compreensão e até a colaboração.

 

É através dos cuidados precoces, que podemos evitar cirurgias e extrações de dentes permanentes no futuro garantindo, portanto, a integridade da dentição, maior qualidade de vida possível para nossos pequenos.

 

ENTRE EM CONTATO COM UM PROFISSIONAL DA ORTHOCLIN!

 

Os procedimentos feitos na dentição, assim como nos ossos da face da criança nessa fase vão influenciar toda a vida da mesma, portanto, converse conosco agora mesmo e tenha certeza de que a saúde bucal de seus filhos está em boas mãos!

Confie a saúde bucal de seus filhos, tão somente à um centro de saúde bucal reconhecido e dotado de profissionais consagrados pela excelência no atendimento. Conte com a Orthoclin!

 

 

Nos falamos em breve (:

Share:
Leave comment

WhatsApp chat