fbpx

ACABE COM O RONCO: MELHORE A QUALIDADE DO SEU SONO

Roncar é uma condição que muitas pessoas têm. As razões são variadas. Quer seja por conta desarmonias entre os maxilares, de desvio de septo, se for adulto, arcada dentária estreita ou com má formação, pólipos nasais ou qualquer outra obstrução de vias aéreas superiores.

Qualquer que seja a razão, não se pode deixar de dar atenção à existência do ronco, pois sinaliza problema!

 

Fazer o tratamento do ronco e apneia é coisa séria e pode ser o caminho, em direção a uma vida saudável e até aumento da expectativa de vida. Veja por quê!

 

Nós temos que manter o sangue oxigenado quando estamos acordados, mas, principalmente, quando estamos dormindo. Nosso cérebro precisa continuar no comando e, para isto, precisa que seja mantido o nível de oxigênio circulante. O ronco pode não estar sozinho e pode sim, estar acompanhado de apneia

Quando ocorre a apneia do sono, não oxigenamos adequadamente o sangue, isto é ele circula com queda crescente dos níveis de oxigênio e isso, ainda que estejamos dormindo, nos traz inúmeras consequências à curto, médio e longo prazo. É uma situação que ocorre durante a noite mas prejudica a disposição durante o dia.

Quer sejam empecilhos como exposição do corpo ao estresse alto da privação de oxigênio, que acaba gerando cansaço e sonolência no decorrer do dia, ou mesmo a morte, abreviada pelas complicações cardiológicas, AVC, etc.

 

De toda sorte, se você ronca ou se está sentindo algum dos sintomas característicos da apneia, é recomendável que entre em contato com um profissional, da área médica ou da odontológica, com treinamento em medicina do sono. Ele poderá diagnosticar a causa e o melhor tratamento para sua condição.

 

33% DOS ADULTOS SOFREM DE APNEIA! TRATE-SE!

 

O número de 33%, em resumo, significa que 1/3 da população adulta. A apneia é marcada por interrupções temporárias na respiração durante o sono, e poucas pessoas sabem que têm apneia, isto é, ainda não têm diagnóstico. É comum haver paradas respiratórias, simulando sufocamento, que acordem ao próprio apneico ou a quem estiver ao lado.

Além de fazer o diagnóstico com um profissional da área médica ou odontológica, habilitado na medicina do sono, veja aqui abaixo, algumas atitudes que podem ajudar a melhorar sua qualidade de sono, em caso de ronco e apneia:

 

1. ATIVIDADE FÍSICA: Sendo o “Santo Graal” da saúde, as atividades físicas, costumam ajudar o nosso corpo a funcionar, da melhor forma possível e são extremamente recomendáveis, como um apoio ao tratamento.

2. POSTURA E HIGIENE DO SONO: Algumas pessoas podem amenizar o barulho do ronco tendo uma boa postura durante o sono e evitando dormir de barriga para cima. Também vale evitar o consumo de bebidas alcoólicas, já que elas estimulam o estreitamento da garganta e propiciam a apneia;

3. USO DE APARELHO INTRAORAL: Nesse caso, tão somente o dentista habilitado em medicina do sono, poderá lhe direcionar para o melhor aparelho intraoral, para o seu caso. Tratamento do ronco e apneia aproxima você da disposição e da tão sonhada vida saudável que procuramos;

 

Esses são apenas 3 pilares que podem ajudar na melhora. Na consulta com um profissional da odontologia, com treinamento em medicina do sono, você poderá ter acesso a outras dicas específicas, para ajudar a determinar o tão sonhado tratamento do ronco, inclusive, diagnosticar se você, além do ronco também tem apneia ou outras comorbidades.

 

Fale agora mesmo com os profissionais da Orthoclin e agende uma consulta! Através dos exames específicos, passíveis de aplicação pelas mãos do profissional especialista, não somente você será capaz de saber como melhorar do ronco, como também poderá fazer um check up geral de suas arcadas dentárias, corrigindo qualquer questão que esteja interferindo na sua qualidade de vida!

Share:
Leave comment

WhatsApp chat