Definição e Duração da Apneia

imagem-artigo-definicao-apneia

A famosa Apneia, provoca em seu organismo muito mais do que apenas o desagradável ronco.

Mas o que é apneia? É a interrupção da respiração, por mais de 10 segundo, mais de 5 vezes por hora. Como é um distúrbio respiratório do sono, só ocorre enquanto você dorme. Ela chega a diminuir a quantidade de oxigênio no seu sangue, compromete a oxigenação do seu cérebro e qualidade de seu sono. Acarretando na perigosa sonolência diurna, para quem exerce atividades de atenção e concentração.

Não há saúde sem sono de qualidade. Nosso organismo produz muitas substâncias durante o sono, imprescindíveis ao nosso bem-estar, alegria de viver, etc. Isto explica por que quem não dorme bem esteja mais irritado. Em qualquer idade, mesmo que seja um bebê!

O apneico, muitas vezes, nem sabe que tem a doença, só sabe que ronca, que acorda cansado, com dor de cabeça, que pode estar desenvolvendo pressão alta, glicemia aumentada, entre outros.

Como saber se você tem apneia?

E como saber se é, ou não, apneia? Em se tratando de apneia obstrutiva, a mais comum, o otorrinolaringologista identifica e trata fatores obstrutivos nas vias aéreas superiores. Também é solicitado a polissonografia, um exame que descreve o seu sono, relacionando-o com atividades cerebrais, cardíacas, musculares e outros. Juntando-se o exame clínico e demais exames, vem a confirmação e a orientação de tratamento.

Quais são as opções de tratamento? Os exames vão definir opções de tratamento que podem ser, em casos de apneia grave, o uso do CPAP. Em caso de apneia leve e moderada, não havendo queda significativa na oxigenação sanguínea, o caso pode ser tratado com aparelho odontológico. Como tratamento coadjuvante, a fonoterapia vai trabalhar a tonicidade da musculatura orofaringes, auxiliando o controle e a efetividade do tratamento.

Qualquer que seja o seu caso, a meta é recuperar sua qualidade de vida, portanto é imprescindível a pesquisa diagnóstica e o tratamento.

Banner contato para agendar uma consulta Orthoclin

Share:
Leave comment

WhatsApp chat