Compreendendo o tratamento ortodôntico estético versus fixo convencional

Os tratamentos ortodônticos visam melhorar a sua função mastigatória, equilibrar a articulação entre os maxilares e melhorar a aparência do seu sorriso. Isto pode ser feito com vários aparelhos e a escolha recai sobre aquele que tem a melhor relação custo-benefício, isto é, qual tipo de aparelho ajudaria melhor atingir as metas em tempo de tratamento otimizado, no seu caso específico. Você pode ter dentes tortos e, ao invés de movimentá-los para o lugar adequado, cobrir seus dentes naturais, disfarçando o dente mal posicionado, com facetas, lentes de contato, etc… Exploraremos essas diferenças em detalhes, ajudando você a decidir qual tipo de correção é melhor para você.

O que é ortodontia estética?

A ortodontia estética usa aparelhos fixos de porcelana e, na ortodontia digital, está usando os alinhadores transparentes para realizar os tratamentos, com muitas vantagens.

Com a combinação certa de tratamentos, você pode ter certeza de que tanto a estética, quanto a saúde geral da sua boca, serão bem equilibradas.

Vantagens dos procedimentos odontológicos estéticos

A odontologia estética usa tratamentos como clareamento dental, facetas, dispõe de recursos para melhorar a forma, tamanho de seus dentes, com o objetivo de dar a você um sorriso mais atraente e saudável. Há casos em que, para se obter o melhor resultado, precisa-se corrigir a posição das raízes. Isto é conseguido com a movimentação ortodôntica, na ortodontia digital, que se utiliza de vários recursos estéticos, incluindo os alinhadores transparentes.

A odontologia estética pode ser usada para corrigir pequenos danos, imperfeições e descoloração, etc.

 

Segundo a American Dental Association, os procedimentos odontológicos e ortodônticos estéticos, apresentam inúmeros benefícios, em relação aos tratamentos convencionais. Por exemplo, muitas vezes exigem menos visitas ao dentista, do que os métodos tradicionais, economizando tempo e dinheiro.

 

Além disso, os tratamentos estéticos geralmente produzem resultados de aparência natural, com desconforto mínimo. Os procedimentos odontológicos estéticos são uma opção viável, para quem busca melhorar o sorriso, sem abrir mão da qualidade ou da rapidez.

Sempre lembrando que estética ou metálica, o objetivo da ortodontia será sempre o restabelecimento da oclusão normal estética e equilibrada.

 

Desvantagens dos procedimentos odontológicos estéticos

Apesar das muitas vantagens dos tratamentos dentários estéticos, existem algumas desvantagens potenciais que devem ser lembradas. Os procedimentos estéticos tendem a ser mais caros do que os tratamentos convencionais, pois envolvem formação especializada, domínio no uso de softers, lasers, impressoras 3 D e outros materiais especiais.

Eles também exigem um maior nível de habilidade, para alcançar os melhores resultados, tornando importante que você selecione um profissional experiente, mas com experiência nesta área.

 

Além disso, os procedimentos odontológicos estéticos, restaurações, coroas, facetas e lentes de contato, tendem a ser mais invasivos do que os tratamentos ortodônticos estéticos, que mantem a integridade do dente natural, fazendo seu correto posicionamento. Os primeiros, para buscar a harmonia e a beleza, alteram a estrutura do dente e a ortodontia move o dente, para a posição adequada, sem alterar sua natureza.

 

Finalmente, como a odontologia estética pode envolver a colocação de materiais artificiais na boca e ter resultados permanentes, você pode ter dificuldade em reverter um procedimento, se os resultados não forem os esperados. Portanto, é importante discutir todas as possíveis desvantagens com seu dentista, antes de decidir se a odontologia estética é adequada para você.

Prós e Contras da Ortodontia Convencional

A ortodontia convencional tem tratado todo tipo de desalinhamento com aparelho fixo metálico, mas a ortodontia digital, chegou para reduzir o desconforto, favorecer a higienização, a estética, mesmo durante o tratamento. Os convencionais também exigem visitas regulares ao ortodontista, para ajustes e ativação. São mais susceptíveis a quebras e emergências. E visitas frequentes ao dentista, nem sempre se encaixam na sua agenda, além do que a dificuldade na higiene, com aparelho fixo, pode resultar em gengivite, manchas ou mesmo em cáries.

Os tratamentos ortodônticos com aparelho transparentes, ou invisíveis, estão se tornando cada vez mais populares, tanto para crianças, quanto para adultos. são uma ótima opção.

Leave comment

WhatsApp chat