fbpx

Sono do Adolescente: Sucesso no Desempenho Escolar

Sono do Adolescente: Sucesso no Desempenho Escolar

Sono é imprescindível, quando pensamos em processo de aprendizado. Um adolescente, às vésperas de prova, alcançará́ muito mais êxito se, aliado ao estudo, tiver boa qualidade de sono noturno. Pois, é nesse período que vão ser consolidadas as informações que aprendeu durante o dia e transformar o conteúdo em memória, que será então, armazenada e os conhecimentos utilizados, quando necessário.

A importância das horas de sono está evidenciada na facilitação do processo de memorização, durante o aprendizado. Quanto maior o empenho para adquirir conhecimentos, maior deve ser a importância dada às horas de sono. Para a otimização de todo o processo cognitivo. 

 

 

As evidências mostram que, durante alguns estágios do sono, o cérebro se mantém tão ativo, com sistemas de neurotransmissão atuantes e tão estimulado, quanto na vigília.

Para o sucesso no vestibular ou em uma prova, todos investem muito, a família, principalmente. Bons colégios hoje são caros e o investimento, em dinheiro e horas de dedicação, é alto. 

É importante que sejam identificados quaisquer fatores que possam dificultar a otimização do aprendizado. Como ocorre com o sono do adolescente que ronca, por exemplo.

O Ronco

Quem ronca, está longe de ter um sono de qualidade. O ar, passando pela via aérea estreitada é que produz o ronco. E, muitas vezes, não é suficiente para, durante o sono, oxigenar o sangue, que leva os nutrientes para o cérebro. 

Há meios efetivos para identificação da causa do ronco, a normalização da respiração e da forma dos maxilares pela ortodontia, favorecendo a função respiratória, que tanto contribui para a qualidade do sono.

Se o seu filho está com problemas na escola e, você acredita que o sono é o culpado disso. Agende já uma consulta!

 

Banner contato para agendar uma consulta

Compartilhar:

Postar Comentário

WhatsApp chat