fbpx

Tratamento de Ortopedia Funcional dos Maxilares em Crianças

Imagem destaque artigo ortopedia funcional dos maxilares - Orthoclin

Tratamento de Ortopedia Funcional dos Maxilares em Crianças

A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade da Odontologia que trata desarmonias ósseas, musculares, além do funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular.

Age através de recursos terapêuticos, que utilizam estímulos funcionais, provoca respostas, normaliza funções.

Como princípio fundamental, utiliza-se de aparelhos removíveis, que produzem estímulos neurais, cuja resposta, remodela estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais.

Portanto, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio de todo o sistema.

Segundo o Conselho de Odontologia, as áreas de competência para atuação do especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares incluem:

  • Prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das mal oclusões, através de métodos ortopédicos funcionais;
  • Tratamento e planejamento mediante o manejo das forças naturais, em relação a:
  1. Crescimento e desenvolvimento;
  2. Erupção dentária;
  3. Postura e movimento mandibular;
  4. Posição e movimento da língua; e,
  5. Distúrbios crânio mandibulares.
  • Inter-relacionamento com outras especialidades afins, necessárias ao tratamento integral dos defeitos morfofuncionais da face.

Abordagem Adequada

As alterações funcionais, como alterações na respiração, fala, mastigação e deglutição, além das alterações ósseas, são consideradas no planejamento e prognóstico do caso, visto que a permanência destes problemas, pós tratamento ortodôntico ou ortopédico, pode acarretar insucesso no tratamento.

Atuação da OFM na Respiração Oral

A necessidade do tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares, pode ocorrer quando a criança tem necessidade de fazer a complementação da respiração pela boca. Ao invés de fazê-lo, predominantemente, pelo nariz.

Salientamos que, quando isto ocorre durante o crescimento, provoca alterações dento maxilares, predispondo deformidades no posicionamento dentário, alterações ósseas e musculares. Podendo comprometer, além da beleza no alinhamento dos dentes, o sorriso. Quando isto ocorre, pode trazer conotações psíquicas, como por exemplo, no bullying , relacionado ao comportamento antissocial.

Lembrando que, algumas alterações cognitivas são associadas à respiração bucal. Como, déficit no rendimento escolar, déficit de atenção, ronco e apneia do sono.

Como pode-se observar, a respiração bucal apresenta etiologia multifatorial. Que deve ser considerada para o sucesso do plano de tratamento ortodôntico.

A Ortopedia Funcional dos Maxilares(OFM) considera as alterações das funções, para diagnóstico e plano de tratamento. Prioriza o estímulo adequado na reabilitação da fisiologia normal, eliminando as causas e propiciando condições favoráveis de crescimento e desenvolvimento da face.

A OFM, reabilitando simultaneamente a forma e a função, equilibra as forças que atuam sobre os maxilares. Estabilizando a correção na posição, onde estão inseridos os dentes.

O que importa para todos nós é a estabilidade do tratamento realizado, portanto, se ainda restou ou ainda suscitou mais dúvidas, sinta-se a vontade de entrar em contato conosco.

 

Banner contato para agendar uma consulta

Compartilhar:

Postar Comentário

WhatsApp chat