fbpx

Troca dos Dentes de Leite Pelos Permanentes: Crise ou Oportunidade?

criança sorrindo com arcada dentaria incompleta artigo orthoclin

Troca dos Dentes de Leite Pelos Permanentes: Crise ou Oportunidade?

Esta fase traz muitas informações sobre o desenvolvimento das arcadas e do futuro sorriso.

O ideal é que esta troca ocorra naturalmente. Quando há o atraso ou adiantamento, é aconselhável que o dentista seja consultado para que, com seus conhecimentos e experiência, possa contribuir com orientações que levem à harmonia futura dos dentes e do sorriso.

A solicitação de exames de RX, pode apontar medidas que antecipam orientações e cuidados que serão preciosos para o desenvolvimento da arcada dentária e o futuro sorriso.

 

QUANDO ALGUMA INTERVENÇÃO PODE SER BENÉFICA, NESTA FASE?

Em várias situações, mas podemos citar:

  1. ATRASO – O dente de leite caiu e o sucessor permanente está demorando a aparecer. Neste caso, mais exames vão auxiliar muito a tomada de decisão. Para planejar como tratar, temos que identificar a causa do atraso e as possibilidades são bem mais do que podemos exemplificar aqui.
    • O dente é mais largo do que o espaço ósseo a ele destinado. Falta desenvolvimento. O osso é pequeno e pode-se iniciar um tratamento para estímulo?
    • O dente de leite caiu e o permanente, que o sucederia, não existe. Não foi formado. É um caso de agenesia. Vamos analisar, todas as condições para fazer a orientação mais adequada. Quando todos os dentes de leite forem substituídos, vai ficar faltando dente na arcada. Fazer implante no futuro? Movimentação ortodôntica para fechar o espaço, com os próprios dentes adjacentes? O que fazer?
  2. O dente caiu antes do tempo, por trauma, por cárie ou infecção. Criança faz arte o tempo todo e os dentinhos, as vezes não resistem. Quando isto ocorre, muito tempo antes do dente permanente estar com a raiz pronta, para aparecer na boca, forma-se uma espessura óssea que atrasa, naturalmente o aparecimento dele. Tudo vai depender de diagnóstico, para tomada de decisão de que forma agir.

 

Muita coisa pode ser feita, durante a fase de transição, entre dente de leite e permanente. Vários são os procedimentos simples que afastam anos de tratamento.

Muitas vezes uma situação de inclinação inadequada e falta de espaço para acomodação, é resolvida facilmente, intervindo na fase oportuna, não vindo a se constituir problema na fase adulta.

 

Caso haja mais alguma dúvida, clique aqui ou no link abaixo, que teremos prazer em lhe fornecer mais orientação.

 

Banner contato para agendar uma consulta

 

Compartilhar:

Postar Comentário

WhatsApp chat