A Importância da Primeira Consulta

Doutora segunrando tablet com Raio-X para paciente - Orthoclin

Assim como você é único, suas arcadas dentárias também são.

Não existem 2 arcadas dentárias iguais e, por esta razão, elas são meios, mundialmente confiáveis, para identificação de pessoas, na impossibilidade de fazê-lo com a impressão digital.

Partindo deste raciocínio, não existem também 2 tratamentos ortodônticos iguais. As variáveis são inúmeras, como por exemplo: condição endócrina, estar em crescimento ou estar, por exemplo na menopausa, necessidade de abrir espaço para acomodar um dente ou fechar o espaço de outro dente que foi perdido. E, por aí vai, uma variedade imensa de detalhes…

Inúmeros fatores influenciam, não apenas na resistência óssea à movimentação dos dentes. Como também na duração e, naturalmente, no valor do tratamento.

Além do comprometimento do cliente, a experiência e o domínio que o ortodontista tem sobre a técnica, são fatores decisivos para aumentar ou diminuir o tempo e custo do tratamento.

E sabem por que eu iniciei este assunto? Algumas pessoas pensam que o valor de um tratamento ortodôntico, pode ser passado por telefone, sem que o profissional avalie clinicamente o paciente, sem que baseie seu planejamento em resultados de exames, para a conduzir cada fase, a um resultado seguro.

As dúvidas mais comuns, ao telefone, são:

  • Quanto custa o aparelho fixo ou móvel?
  • Outros, fazendo uma cotação de profissional para profissional, querem uma estimativa de custo, pois não querem investir, nem na consulta, antes de saberem se poderão pagar.

Compreendendo que, pela frequência com que estas dúvidas nos são apresentadas, admitimos que podem mesmo causar insegurança, vamos abordá-las mais detalhadamente, tentando esclarecê-las.

 

Quanto Custa Um Aparelho Ortodôntico?

Na verdade, o ortodontista compra, mas não vende, aparelho ortodôntico. De maneira semelhante, o custo de uma cirurgia também não é calculado pelo preço do bisturi ou do fio de sutura e sim, por um conjunto de fatores, definidos previamente.

Portanto, é um tratamento que está sendo orçado, não a venda de um produto, e sim, a prestação de um serviço especializado.

Tais tratamentos são resultados de análises de detalhes específicos, aplicando à solução do caso, conhecimentos radiológicos, endócrinos, biológicos e muitos outros, relacionados com anos de experiência clínica. A constante atualização científica também agrega valor ao profissional e ao trabalho. Desta forma, fica impossível, sem conhecer os detalhes, orçar de maneira assertiva, um tratamento que deverá ter evolução durante muitos meses.

E o que acontece se for emitido um orçamento, sem a adequada análise e, depois de começado o tratamento, for descoberto um fator importante que, se houvesse sido analisado antecipadamente, iria impactar nas decisões já tomadas. Embora o valor seja importante, sua segurança, ao realizar um tratamento, deve estar acima de tudo.

Uma consulta, para uma análise bem feita, pode ser o primeiro passo para evitar decepções, economia de tempo e dinheiro.

 

Conclusão

Os profissionais são diferentes e as condutas também diferem, mas você deve ir até ele, conhecê-lo e à equipe que vai participar do seu tratamento.

Se você chegou até este profissional por indicação, alguém, de sua confiança, já teve a experiência de ser tratado por ele. Deve ter sido alertado sobre sua conduta profissional e os resultados que foram obtidos foram satisfatórios.

Se você ainda não o conhece, é imprescindível que conheça o parecer dele a respeito do seu caso, depois dele avaliar todos os detalhes relacionados. A consulta faz parte do planejamento e é para que ele faça uma análise preliminar do caso. Você deverá fazer as perguntas que são importantes na sua tomada de decisão, analisando a confiabilidade perante as respostas, a postura e a conduta profissional.

Não tome atalhos, um bom planejamento pode ser a chave do sucesso, quando o que se deseja fazer, é um tratamento uma vez só e bem feito

 

Qualquer dúvida a este respeito, sinta-se a vontade para nos contatar no link abaixo.

 

Banner contato para agendar uma consulta

 

Share:
Leave comment

WhatsApp chat