Troca dos dentes de leite pelos permanentes: crise ou oportunidade?

Troca dos dentes de leite 

Esta fase traz muitas informações sobre o desenvolvimento das arcadas e do futuro sorriso. 

O ideal é que essa troca ocorra naturalmente. Quando há atraso ou adiantamento, é aconselhável que o dentista seja consultado para que, com seus conhecimentos e experiência, possa contribuir com orientações que levem à harmonia futura dos dentes e do sorriso. 

A solicitação de exames de RX pode apontar medidas que antecipam orientações e cuidados, preciosos para o desenvolvimento da arcada dentária e o futuro sorriso. 

QUANDO ALGUMA INTERVENÇÃO PODE SER BENÉFICA, NESTA FASE?

Em várias situações, mas podemos citar uma: 

  • ATRASO

O dente de leite caiu e o sucessor permanente está demorando a aparecer. Neste caso, mais exames vão auxiliar muito na tomada de decisão. Para planejar como tratar, temos que identificar a causa do atraso e as possibilidades são bem mais do que podemos exemplificar aqui. 

  1. O dente de leite caiu e o permanente, que o sucederia, não existe. Não foi formado. É um caso de agenesia. Vamos analisar, todas as condições para fazer a orientação mais adequada.
  2. Quando todos os dentes de leite forem substituídos, vai ficar faltando dente na arcada. Fazer implante no futuro? Movimentação ortodôntica para fechar o espaço, com os próprios dentes adjacentes? O que fazer?
  3. O dente caiu antes do tempo, por trauma, por cárie ou infecção. Criança faz arte o tempo todo e os dentinhos, às vezes, não resistem. Quando isto ocorre, muito tempo antes do dente permanente estar com a raiz pronta para aparecer na boca, forma-se uma espessura óssea que atrasa, naturalmente, o aparecimento dele.  

Tudo vai depender de diagnóstico, para tomada de decisão de que forma agir. 

Muita coisa pode ser feita, durante a fase de transição, entre dentes de leite e permanente. Vários são os procedimentos simples que afastam anos de tratamento. 

Caso haja mais alguma dúvida, estamos à disposição e teremos prazer em te fornecer mais orientações. Fale conosco aqui.

Share:
Leave comment

WhatsApp chat