APARELHO X IDADE CERTA

Não existe uma idade certa para o uso do aparelho dentário. É necessária uma avaliação criteriosa de cada paciente, pois há muitos fatores que podem determinar a necessidade de uma intervenção ortodôntica.

O aconselhável é, desde o surgimento dos primeiros dentes de leite na criança, que seja feita uma avaliação ortodôntica. Assim, é possível identificar se há uma má oclusão, e intervindo na hora certa, há uma enorme chance de sucesso no tratamento ortodôntico. Quanto antes for detectado o problema, melhor o prognóstico.

Por volta dos 13 anos, a união óssea já está praticamente completa e os aparelhos ortopédicos são ideais para serem usados nessa fase, pois eles vão agir principalmente na parte óssea do paciente, corrigindo problemas que na vida adulta somente através de cirurgia poderiam ser corrigidos.

O cuidado e a manutenção dos dentes de leite são fundamentais no desenvolvimento da face. Uma das principais funções deles é manter o espaço na arcada para o futuro dente permanente que o substituirá. Portanto, o dente decíduo (ou dente de leite) deve ser mantido até sua perda natural, e não extraí-lo precocemente, pois assim podem ocorrer diversas alterações dentárias prejudiciais ao correto posicionamento dos dentes.

Existe limite de idade para o uso do aparelho ortodôntico?

Não existe limite de idade para o uso do aparelho ortodôntico. Pacientes adultos ou até mesmo idosos podem se beneficiar dos seus efeitos corretivos sem problema algum. Claro, que uma avaliação criteriosa da saúde gengival deve ser realizada antes do tratamento. Mas não custa lembrar os pacientes que nunca é tarde para a busca por um sorriso perfeito e alinhado.

Traga seus filhos para uma avaliação ortodôntica conosco e fique sabendo se está na hora certa de iniciar o tratamento com aparelho odontológico

 

 

 

Share:
Leave comment

WhatsApp chat