Aparelho Dentário para Tratar Apneia do Sono: Saiba como Funciona

O ronco pode surgir sozinho ou acompanhado da apneia do sono. Mesmo se não houver apneia, o ronco requer tratamento, pois trata-se da vibração da respiração, passando por vias aéreas mais estreitas do que deveriam ser. Já o ronco em si, é algo que prejudica, não apenas a saúde do roncador, mas também todos a sua volta.

Você sabia que um dos tratamentos, tanto para o ronco, como para a apneia do sono é realizado pelo aparelho odontológico?

As condições da apneia são inúmeras e, com o tempo vão se agravando. Podem levar a situações tão sérias, que chegam a ameaçar a vida. Você sofre com isso ou só está interessado no tema? Continue lendo esse texto para saber mais.

COMO A APNEIA SE APRESENTA

Um bom dia, começa depois de uma boa noite de sono!!

A apneia ocorre durante a noite e influencia, negativamente, todo o seu dia! A qualidade do sono está intimamente ligada à saúde e qualidade de vida, como um todo. Sendo assim, identificar e tratar o ronco e a apneia do sono é de extrema importância para uma vida saudável.

Diversos são os fatores que contribuem para a apneia, dentre eles estão:

* Obesidade;

* Desarmonia anatômica, entre os maxilares,

* Refluxo gastroesofágico,

* Obstrução de vias aéreas superiores: Hipertrofia dos cornetos, desvio de septo, entre outras. Esses são somente alguns exemplos do que pode estar relacionado com apneia do sono.

Como pode ver, são inúmeros fatores, por isso é importante procurar tratamento e realizar uma ampla investigação, para chegar ao diagnóstico e tratamento mais adequado.

E se o problema for causado pela arcada dentária, como acontece?

Quando o indivíduo apresenta, por exemplo, o queixo recuado, isso favorece que a base da língua fique recuada, especialmente dormindo com a barriga para cima, obstruindo a passagem de ar, favorecendo o ronco e, consequentemente a apneia.

TRATAMENTO DA APNEIA COM APARELHO ODONTOLÓGICO

Uma das formas de tratar, evitando os perigos da apneia do sono é o aparelho intraoral. Calma, não é nada como o aparelho ortodôntico!! Esse tratamento parece mais com o os mordedores usados para o bruxismo.

Eles atuam ancorando a mandíbula, permitindo que o ar passe mais livremente, consequentemente, controlando o ronco, a apneia e os sintomas que baixam a qualidade do sono!

O melhor é que usar esse aparelho é completamente seguro e, além de suprimir o ronco, sua eficácia, com respeito à oxigenação do sangue durante a noite é comprovada pela Polissonografia.

POR QUE A ATENÇÃO COM APNEIA DO SONO?

A apneia do sono pode apresentar inúmeras consequências para o indivíduo. Caso você ainda não acredite, vamos apresentar algumas:

* Sonolência excessiva no dia seguinte- há pessoas que dormem aguardando o sinal de trânsito..

* Irritabilidade;

* Sobrecarga cardiopulmonar;

* Pressão alta;

* Infarto;

* Insuficiência cardíaca;

* Acidente Vascular Encefálico (AVE); dentre outros.

Como apontamos, apneia do sono não deve ser ignorada, se você sabe que ronca, procure um especialista, com treinamento em medicina do sono, para descobrir a causa e encaminhá-lo para tratamento indicado.

O dentista, com formação em odontologia na medicina do sono, está habilitado a solicitar os exames, requisitar e interpretar polissonografia, fazer os encaminhamentos necessários e proceder o tratamento do ronco e apneia.

Para isso, você pode contar com a Orthoclin e nossa equipe de especialistas para auxilia-lo em todas as etapas!

QUER CONHECER MAIS SOBRE RONCO E APNEIA DO SONO?

Leave comment

WhatsApp chat