fbpx

Como agir quando se instala um hábito de sucção?

imagem-destaque-artigo-orthoclin-crianca-chupando-dedo

Como agir quando se instala um hábito de sucção?

Nada mais comum do que um recém-nascido ganhar chupeta, das visitas! Muitas vezes elas já fazem parte do enxoval! É aí que se instala o hábito.

As estatísticas mostram alta prevalência de hábitos de sucção não nutritiva, isto é, chupar dedo ou chupeta. E não importa se for menina ou menino, o hábito vai provocar alterações musculares e ósseas nos maxilares.

Dos hábitos de sucção que alteram os maxilares, a chupeta, é a causa mais frequentemente apontada. Mas acaba sendo mais fácil de corrigir, do que o hábito de chupar dedo. A persistência destes hábitos geralmente está associada a alteração no padrão de aleitamento.

Se, até os 2 anos conseguimos, com negociação e diplomacia, interromper o hábito de sucção. Neste caso, as alterações podem ser autocorrigidas, caso não haja maiores alterações, intensificando a severidade das consequências.

Para crianças com mais de 2 anos

Se o hábito existe e a criança tem mais de 2 anos, já encontramos alteração envolvendo, necessidade de reabilitação com fonoaudiologia, ortodontia e otorrinolaringologia. Pois, com o hábito podemos encontrar alterações do padrão de funcionamento da musculatura, alterações no formato dos maxilares e no padrão respiratório.

Como remanescente de hábitos de sucção, a deformação maxilar mais conhecida é a mordida aberta. Segue-se, em prevalência, uma outra alteração, relacionada com hábito de sucção, a mordida cruzada.

Quando fatores emocionais mais sérios não estão envolvidos, como a faixa etária comum entre 5 a 7 anos. A diplomacia e a negociação podem apresentar um grande diferencial na aceitação, quando o assunto é usar aparelho para correção ortodôntica. E por falar em troca, a “ moeda de troca” aqui é a conquista da confiança no profissional escolhido. Para vencer o medo e devolver a você, o prazer de ver a beleza do sorriso.

Bem, se você tem um problema como este e aqui não foi abordado exatamente o que o preocupa, entre em contato conosco e teremos prazer fazer as orientações necessárias.

Banner contato para agendar uma consulta

Compartilhar:

Postar Comentário

WhatsApp chat