O ronco pode surgir sozinho ou acompanhado da apneia do sono. Mesmo se não houver apneia, o ronco requer tratamento, pois trata-se da vibração da respiração, passando por vias aéreas mais estreitas do que deveriam ser. Este estreitamento já justifica a avaliação, na especialidade de otorrinolaringologia.
Já o ronco em si, é algo que prejudica, não apenas a saúde do roncador, mas também todos a sua volta, na hora de dormir.
Você sabia que um dos tratamentos eficientes, tanto para o ronco, como para a apneia do sono é realizado pelo aparelho intra-oral e não pela máscara chamada CPAP.
As condições da apneia são inúmeras, com o tempo vão se agravando e podem levar a condições tão sérias, que chegam a ameaçar a vida. Se você sofre com isso ou só está interessado no tema, continue lendo esse texto para saber mais.
COMO A APNEIA SE APRESENTA
Um bom dia, começa após uma boa noite de sono!!
A apneia ocorre durante a noite e influencia negativamente o seu dia! A qualidade do sono está intimamente ligada à saúde e qualidade de vida, como um todo. Sendo assim, identificar e tratar a apneia do sono é de extrema importância para uma vida saudável.
Diversos são os fatores que contribuem para a apneia, dentre eles estão:
- Obesidade;
- Desarmonia dimensional entre os maxilares,
- Refluxo gastroesofágicos,
- Obstrução de vias aéreas superiores: Hipertrofia dos cornetos, desvio de septo, entre outras.
Esses são somente alguns exemplos do que pode causar apneia do sono. Como pode ver, inúmeros fatores são responsáveis, por isso, é importante procurar tratamento e realizar uma ampla investigação sobre o caso.
E se o problema for causado pela arcada dentária, como acontece?
Quando o indivíduo apresenta, por exemplo, o queixo recuado, isso favorece que a base da língua fique recuada, especialmente dormindo com a barriga para cima, obstruindo a passagem de ar, favorecendo o ronco e, consequentemente a apneia.
TRATAMENTO DA APNEIA OBSTRUTIVA COM APARELHO INTRAORAL
Se você teve indicação para tratar o ronco e a apneia com aparelho intraoral, é certo que sua apneia não é grave. Isto porque uma forma confortável e eficiente de tratar, evitando os perigos da apneia do sono é o aparelho intraoral.
Calma, não é nada como o aparelho ortodôntico, esse aparelho parece mais com o os mordedores usados para o bruxismo. A diferença é que são titulados, isto é, são ativados gradativamente, para permitir que haja um posicionamento melhor de sua mandíbula, favorecendo a oxigenação de todo seu organismo, enquanto você dorme.
Esta titulação é realizada até que fique confortável e que você possa dormir sem o ronco e com a oxigenação estável, favorecendo a qualidade de seu sono e o melhor desempenho do seu dia.
Estes aparelhos atuam ancorando a mandíbula, permitindo que o ar passe mais livremente e, consequentemente, controlando a apneia, além dos fatores que baixam a qualidade do sono!
O melhor é que o aparelho intraoral é individualizado para suas dimensões e necessidades. Respeita seus limites e dimensões. Mas atenção, aquele dentista, com sólida formação em Odontologia na Medicina do Sono, após avaliação do caso e dos resultados de seus exames, orienta se há restrição para este tipo de tratamento. Uma restrição a esta forma de tratamento, são as apneias graves, cujo tratamento padrão ouro é o uso da máscara, ou melhor, o CPAP.
ATENÇÃO com A APNEIA DO SONO
A apneia do sono pode apresentar inúmeras consequências para o indivíduo, caso você não acredite, vamos apresentar algumas:
- Sonolência no dia seguinte;
- Irritabilidade;
- Sobrecarga cardiopulmonar;
- Pressão alta;
- Infarto;
- Insuficiência cardíaca;
- Acidente Vascular Encefálico (AVE); dentre outros.
Como apontamos, apneia do sono não deve ser ignorada, se você sabe que ronca, procure um especialista, habilitado em medicina do sono, para descobrir a causa e encaminhá-lo para tratamento indicado. O dentista, com formação em odontologia na medicina do sono, está habilitado a solicitar os exames, requisitar polissonografia, fazer os encaminhamentos necessários e proceder o tratamento do ronco e apneia.
Para isso, você pode contar com a Orthoclin e nossa equipe de especialistas para auxiliar por todas as etapas!
Restou alguma dúvida? Quer saber mais a respeito? Click aqui e saiba mais.