O Que é Apneia do Sono?

O que é apneia do sono? - Orthoclin

 

Apneia significa “parada da respiração”. É o distúrbio no qual o indivíduo sofre interrupções da respiração (apneias) enquanto dorme. As apneias são causadas por obstruções transitórias da passagem do ar, por 10 segundos ou mais. Quando a frequência for maior que 5 /hora de sono, dizemos que o indivíduo tem a doença Apneia do sono.

Estudos mostram que no Brasil, cerca de 33% dos adultos sofrem de apneia do sono, sendo que sua prevalência é maior entre os homens, obesos e maiores de 35 anos. Deste modo, sabe-se que cerca de 90% dos indivíduos que possuem apneia do sono, ainda não possuem o diagnóstico ou sequer foram alertados pelo seu médico, para a possibilidade de sofrerem desta doença.

 

O Ronco pode significar Apneia?

Todo ronco é sinal de anormalidade e precisa ser tratado, mas nem sempre está acompanhado de apneia.

 

O que provoca a apneia do sono?

  • Aumento do peso (causa mais comum nos adultos): o excesso de tecido mole na garganta, dificulta mantê-la livre ao fluxo respiratório.
  • Os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal. Isto tende a agravar-se com a idade.
  • Alterações do formato da cabeça e pescoço, proporcionalidade dos ossos da face, podem resultar em menor espaço para passagem de ar pela garganta.

 

Criança que ronca tem apneia?

É possível. Amígdalas e adenoides, grandes são causa comum de apneia do sono na criança.

O treinamento em Medicina do Sono, capacita ao ortodontista, que já está apto a regularizar o posicionamento dentário e crescimento dos maxilares nas crianças, a também prevenir a Apneia no adulto. Amígdalas e adenoides grandes, são causa comum de ronco e apneia do sono na criança.

O ronco e respiração bucal em crianças, desequilibram a função dos músculos que atuam na face em crescimento.

A apneia prejudica a qualidade do sono, aumentando a sonolência diurna, perda de atenção e concentração, reduzindo o aproveitamento cognitivo da criança, repercutindo no aproveitamento escolar, o relacionamento social, pois a falta de sono pode se manifestar com irritabilidade.

Na reabilitação da criança que ronca , no mínimo atuariam o otorrinolaringologista, o ortodontista e a fonoaudióloga. Estes sinais de alerta, quando adequada e precocemente tratados, podem significar o afastamento da possibilidade da apneia se manifestar na vida adulta.

 

Quais as consequências da apneia do sono?

Cada vez que ocorre uma apneia, ocorre também diminuição da oxigenação sanguínea. A fim de evitar a morte por asfixia, o organismo envia um “sinal” ao cérebro, causando despertar inconsciente, por tempo suficiente para conseguir desobstruir a garganta. Ou seja, ocorre um micro despertar, que o indivíduo não percebe e nem lembra no dia seguinte.

Esse fenômeno pode repetir-se por muitas vezes em cada noite de sono, nos casos mais graves. Após cada micro despertar, ocorre também uma descarga aguda de hormônios do estresse, como adrenalina e outros que, aliada a queda da oxigenação sanguínea, pode desencadear arritmias cardíacas, infarto do miocárdio, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais (AVC), diabetes, obesidade, , entre outras.

Devido ao grande número de micro despertares, causados pelas apneias repetidas, o sono torna-se fragmentado, ocorrendo diminuição do sono profundo e do sono REM. O sono profundo é fundamental para a recuperação do corpo, enquanto a fase REM (Rapid Eye Movement – fase onde ocorrem os sonhos) é importante para a consolidação do aprendizado e da memória. Assim, a apeia do sono é uma das causas mais comuns de fadiga, sonolência diurna, dificuldades de aprendizado e memória, etc.

 

Quais os sintomas da Apneia do Sono? Quando suspeitar desse distúrbio?

O indivíduo com apneia do sono raramente percebe que tem dificuldade de respirar durante o sono e, por esse motivo, a doença geralmente passa despercebida, debilitando o organismo, ao longo dos anos. Em muitos casos, a suspeita da doença ocorre por outras pessoas observarem os episódios de apneia ou devido aos seguintes sintomas:

  • Ronco alto e interrompido
  • Sono agitado
  • Engasgos noturnos
  • Sonolência excessiva durante o dia
  • Despertares frequentes
  • Levantar-se para urinar, várias vezes à noite
  • Pesadelos
  • Sono não reparador
  • Fadiga crônica
  • Dor de cabeça pela manhã
  • Irritabilidade
  • Apatia, Depressão
  • Dificuldade de concentração
  • Perda de memória
  • Impotência sexual

 

Como diagnosticar?

O diagnóstico da apneia do sono é feito através de questionamento e um exame chamado Polissonografia, que é realizado em laboratório de sono. São monitoradas a passagem do ar pelo nariz/boca, oxigenação sanguínea, frequência cardíaca, atividades musculares, posição do corpo na cama, etc. Nada é invasivo ou dolorido.

 

Quais os tratamentos para a apneia do sono?

O tratamento depende da causa e da gravidade da doença, definido pelos resultados dos exames diagnósticos. O ronco sem apneia, bem como a apneia do sono leve, pode ter melhora significativa com medidas simples como: dormir de lado, perder peso, evitar uso de álcool ou tranquilizantes, etc.

CPAP – O tratamento nos casos mais graves, pode incluir cirurgias ou consistir no uso do aparelho chamado CPAP ( Continuous Positive Airway Pressure). O CPAP é um pequeno compressor de ar, muito silencioso, que se conecta a uma máscara ajustada ao nariz do paciente.

Esse aparelho previne a obstrução da garganta durante o sono e restabelece o sono normal ao indivíduo. As indicações, contra-indicações e boa adaptação deste tratamento ao paciente, tem melhores resultados quando realizado com acompanhamento de equipe de saúde especializada em distúrbios do sono.

 

Aparelho Odontológico tratando Ronco e Apneia

A.I.O.. – O aparelho intra oral, na apneia leve ou moderada, vem proporcionando maior adesão ao tratamento do Ronco e apneia. Por ser intra-oral, reúne conforto e praticidade. O A.I.O. somente é usado, em casos mais graves, quando há extrema necessidade e total impossibilidade de adesão do paciente ao tratamento com o CPAP ou em caso de substituição, por período curto, como durante manutenção do CPAP.

Share:
Leave comment

WhatsApp chat