fbpx

Qual é a idade ideal para procurar um ortodontista?

Qual é a idade ideal para procurar um ortodontista?

O Ortodontista é o dentista especialista no diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento dos maxilares. Isto é, da beleza do sorriso. A consulta ao ortodontista pode alertar para início de vários desvios no crescimento, alterações dentais, mordidas cruzadas, mordidas abertas, etc.

Crianças com 5 anos ou até um pouco menos, já devem ter a orientação do ortodontista. Para avaliar possíveis necessidades de um tratamento e diagnosticar alguns problemas. Como por exemplo, mordida aberta.

O Ortodontista poderá orientar quanto aos efeitos maxilares do uso de chupetas, mamadeiras e hábitos de chupar o dedo, além de avaliação do posicionamento lingual.

Crianças entre 6 e 9 anos, portadoras de mordida aberta ou mordida cruzada já podem iniciar o tratamento e o quanto antes corrigirem esses problemas, mais rápidos e estáveis, serão os resultados.

Podem ser notados também nessa faixa de idade alterações de crescimento dos maxilares (maxila pra frente, mandíbula pra frente, etc.). Alterações que frequentemente são submetidas a aparelhos de ortopedia funcional dos maxilares, com bons resultados, nesta faixa etária. Correções dentais com aparelhos fixos podem ser feitas nesse período.

Com a perda de todos dentes decíduos (“de leite”) entre 12 e 14 anos, já é possível o tratamento de correções dentais com aparelhos fixos e o tratamento é feito, em média, em até 2 anos. O comprometimento da família a do adolescente são importantes fatores na definição do tempo total do tratamento.

Adultos

Adultos também procuram, com muita frequência, realizar correções ortodônticas. Porém, já não contam com o crescimento ósseo, por isso o diagnóstico deve ser preciso, assim como o tratamento. Nesta faixa etária, a discrição do método de tratamento ganha importância e são sugeridos aparelhos estéticos, como os fixos cerâmicos e os móveis, alinhadores transparentes.

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento ortodôntico para pessoas com mais idade, basta terem saúde geral e periodontal para ser indicado. O tratamento ortodôntico, em conjunto à reabilitação com implantes e próteses, pode acrescentar qualidade ao resultado final. Em diversos casos, restaurando também a autoestima.

Resumindo, nunca é tarde para passar num ortodontista. Mas, o quanto antes as pessoas buscarem informações, melhores decisões e melhores serão os resultados dos tratamentos.

Se interessou no assunto? Então entre em contato com a gente clicando no banner abaixo.

Banner contato para agendar uma consulta

Compartilhar:

Postar Comentário

WhatsApp chat