fbpx

Benefícios da Ortodontia na Criança que Ronca

Criança que ronca - Orthoclin

É possível rinite, amidalas e adenoides hipertrofiadas interferir no bom desenvolvimento dos maxilares, no correto posicionamento dos dentes, mesmo que ainda não esteja completa a dentição permanente?

Amígdalas e adenoides grandes são causa comum de apneia do sono na criança. O treinamento em Medicina do Sono, capacita ao ortodontista, que já está apto a regularizar o posicionamento dentário e crescimento dos maxilares nas crianças, a intervir prontamente e, desta forma, também prevenir a Apneia no adulto.

Amígdalas e adenoides grandes são causa comum de ronco e apneia do sono na criança. O ronco e respiração bucal em crianças, desequilibram a função dos músculos que atuam na face em crescimento. Isto é o que chamamos de “sinais de alerta” pois, quando adequadamente tratados, podem significar o afastamento da possibilidade da apneia se manifestar na vida adulta.

 

E COMO A ORTODONTIA OU ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES ATUA NESTES CASOS?

Vamos raciocinar juntos: se temos uma causa ligada à “função”, seja ela função respiratória ou mastigatória, temos que começar controlando a causa, se o objetivo é corrigir o efeito. Neste caso vê se o resultado no formato dos ossos maxilares. O ortodontista, encaminha para o otorrinolaringologista, para a fonoaudióloga e procede o estímulo para a correção da deformidade maxilar causada. O ortodontia então, corrige a forma do maxilar reconduzindo à normalidade e esta se mantem estável desde que os fatores que a deformaram estejam totalmente corrigidos.

Ah… mais uma coisa: a sucção de dedo ou chupeta também pode ser uma das causas que, juntas com os fatores acima podem aumentar a deformidade os maxilares.

Mas não se preocupe, pois, o ortodontista também orienta e trata para que o resultado seja o restabelecimento e estabilidade da saúde bucal. Quando estes fatores são tratados, estão garantidos o crescimento e desenvolvimento normal da face e do sorriso, para a satisfação de todos.

 

Share:
Leave comment

WhatsApp chat