Curiosidades Sobre os Tipos de Aparelhos Ortodônticos Usados na Infância

imagem-destaque-artigo-orthoclin-aparelho-ortodontico-na-infancia

É interessante como a ortodontia cumpre um papel importante, durante a infância, na harmonia dos ossos maxilares, repercutindo na beleza futura da face.

Se no tratamento dos adultos o conforto é preocupação do ortodontista, no tratamento infantil então, os cuidados são redobrados.

Hoje vamos tratar de algumas curiosidades a respeito do tratamento ortodôntico infantil.

DENTES DE LEITE TAMBÉM PODEM RECEBER TRATAMENTO ORTODÔNTICO?

Sim! Pode e deve!

Os dentes de leite guardam o lugar para acomodar os dentes permanentes, que ainda estejam em formação, dentro dos ossos maxilares. Portanto, se houver comprometimento do osso, onde estão os dentes de leite, haverá repercussão no posicionamento dos permanentes.

Da mesma forma, se os dentes de leite forem corrigidos, o osso, onde eles estão, terá melhor condição de acomodar seus dentes sucessores permanentes.

Algumas correções são simples e rápidas, na criança com dentes de leite. Isto pode evitar longos, onerosos e complicados tratamentos ortodônticos, na juventude ou na vida adulta.

QUE TIPO DE APARELHO PODE SER USADO EM CRIANÇAS?

Além de radiografias, fotografias e modelos, que são cópias das dimensões da boca, vários fatores são analisados, antes de definir o tipo de aparelho. A principal delas, além da explicação detalhada aos pais, é a conquista da confiança da criança. O tratamento leva tempo e não pode ser traumático. Ela não deve ter medo de retornar ao consultório. Aquela figura de criança chorando ou esperneando não se aplica ao consultório de ortodontia.

O aparelho ortodôntico, usado na infância, pode ser fixo ou móvel.

Se for móvel, a criança e não os pais, deve escolher como personalizar seu aparelho, com cores e decalques, de forma que ela se sinta respeitada em sua escolha. Este é um passo importante para o processo de confiabilidade que está sendo conquistada.

A HIGIENE DO APARELHO ORTODÔNTICO USADO NA INFÂNCIA

Durante o tratamento a criança é orientada a fazer a higiene e deve fazê-lo primeiro, mesmo que a mãe venha a ajudar depois, no “acabamento” final. É sempre interessante que primeiro seja ela a fazê-lo. Mesmo que ainda não tenha o controle adequado para realizar todo o processo é importante que ela participe.

O bom relacionamento criança / profissional é importante e este entrosamento facilita atingir os objetivos.

Pode ser que esta abordagem tenha suscitado mais algumas dúvidas. Desta forma nos colocamos a disposição. Para esclarecê-las, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco.

 

Banner contato para agendar uma consulta

Share:
Leave comment

WhatsApp chat